Campanhas de Segurança Rodoviária

Consultoria no desenvolvimento de campanhas de Segurança Rodoviária. Consultoria no desenho, implementação e avaliação das mesmas: (identificação do problema, estratégia, definição de target, mensagem, comunicação, avaliação, etc.).


 

As campanhas de comunicação de Segurança Rodoviária assumem um dos mais importantes meios para persuadir os utentes da estrada adotarem atitudes e comportamentos seguros.

Tendo por base estes objetivos diversas instituições públicas e privadas, a diferentes níveis, investem avultadas verbas e desenvolvem enormes esforços para mudarem o comportamento dos utentes da estrada através de campanhas.

Na maior parte dos casos é difícil afirmar com rigor se a campanha foi um sucesso ou insucesso, tendo em conta que a informação disponível sobre as campanhas de segurança rodoviária é escassa e insuficiente, desconhecendo-se os seus verdadeiros impactos, eficácia, resultados e se os investimentos tiveram o retorno esperado.

De uma forma geral podemos constatar que existem:

  • Poucos conhecimentos sobre as melhores práticas para conceber, implementar e avaliar as campanhas;
  • Poucas campanhas são avaliadas de forma a saber se são ou não eficazes;
  • Raras são as campanhas baseadas sobre modelos teóricos;
  • Relatórios das campanhas são raros, e quando existem têm muito poucas informações importantes.

Face às lacunas existentes a PRP propõe-se a contribuir para aumentar o número de campanhas de comunicação desenvolvidas na área da Segurança Rodoviária, bem como aumentar a probabilidade de sucesso, seguindo as recomendações internacionais para o desenvolvimento de campanhas nos processos de conceção, implementação e avaliação de campanhas.