INTRODUÇÃO

A Educação Rodoviária favorece a integração de conhecimentos e do saber fazer utilizando as aprendizagens obtidas nas diversas áreas curriculares disciplinares e áreas curriculares não-disciplinares, devendo proporcionar situações de aprendizagem motivantes, articulando teoria e prática, preferencialmente numa ótica de articulação entre a escola e a família.

 

A Educação Rodoviária deve ser um processo de formação ao longo da vida que envolve toda a sociedade num esforço conjunto, envolvendo família, escola e comunidade. Trata-se de um pilar chave do trabalho em prevenção rodoviária, e consiste no conjunto de medidas que visam determinar os padrões dos comportamentos dos diversos tipos de utentes no trânsito rodoviário.

Assim, consideramos que a Educação Rodoviária tem como objetivos:

  • 1.  A promoção do conhecimento e da compreensão das regras e da interpretação das situações de trânsito;
  • 2. O desenvolvimento de capacidades de competências para uma participação no trânsito como passageiro, peão e condutor;
  • 3.  Fortalecimento e/ou alteração das atitudes face ao risco rodoviário tendo em conta a prossecução da segurança pessoal e dos restantes utentes da estrada.