INFRAÇÕES

Informações sobre os cursos de formação

 

A formação visa a prevenção da reincidência através da alteração de atitudes e comportamentos, uma vez que os estudos indicam que não é por desconhecimento da legislação que os condutores cometem infrações. São focadas na auto-reflexão baseadas mais em dinâmicas de grupo do que na transmissão de conhecimento embora complementarmente sejam transmitidos os conhecimentos considerados necessários para fomentar ou contribuir para a alteração de comportamentos. As ações de formação são ministradas por especialistas no comportamento, psicólogos, com fortes conhecimentos de segurança rodoviária.

A reabilitação de condutores infratores divide-se em duas vertentes:

  • Contraordenacional – Condutores que pratiquem contraordenações graves (álcool, velocidade, outras infrações(ex. telemóvel; sistemas de retenção para crianças, etc);

  • Criminal – Condutores indiciados por crimes rodoviários, tais como pela prática de crime de condução em estado de embriaguez, sem habilitação legal (inabilitados), homicídio por negligência, condução perigosa, ofensa à integridade física.