A sua gravidade costuma ser alta em comparação com outras colisões em termos de lesão, dano total e perda de tempo. 29% de todas as mortes relacionadas com ferrovias na UE foram causadas por acidentes em passagens de nível, que são interseções entre uma linha ferroviária e uma estrada. Isto significa que quase 300 pessoas morrem anualmente em consequência de uma colisão numa passagem de nível na UE. Os acidentes rodoviários na UE envolvem principalmente automóveis de passageiros (45%), seguidos de peões (22%) e veículos pesados (20%).
Mas como acontecem estes acidentes ?
As colisões em passagens de nível podem ter várias causas. Por exemplo, ocorrem frequentemente quando um utente da estrada está desatento ou distraído. Em áreas rurais, os condutores locais muitas vezes não reconhecem o perigo de cruzar um cruzamento rural e sentem-se muito confiantes de que podem cruzar a passagem de nível a tempo com segurança. Outra razão para um acidente pode ser o facto de os utentes da estrada não conseguirem limpar o local da passagem de nível a tempo, seja porque ficaram presos (por exemplo, após um acidente ou queda), ou porque não ouviram ou viram o comboio. Alguns utentes da estrada foram vítimas de um acidente porque violaram as regras de segurança rodoviária ou tentaram passar por baixo de barreiras fechadas devido à impaciência.
Felizmente, existem algumas coisas que podem ser implementadas para evitar este tipo de acidentes. Várias pesquisas indicam que, garantindo que a passagem de nível não fique fechada por mais de 3 minutos, o número de violações pode ser reduzido. Mais barreiras também devem ser equipadas com sensores para evitar o seu fecho enquanto a passagem de nível ainda estiver ocupada.