Os condutores que recorrem regularmente à condução semiautónoma do veículo geralmente fazem-no como se estes fossem totalmente autónomos, apesar dos constantes alertas e dos vários relatórios de acidentes, mostra um novo estudo do Instituto Norte-Americano de Segurança nas Autoestradas.

Utilizadores regulares do Cadillac Super Cruise, Nissan ProPILOT Assist e Tesla Autopilot assumiram que eram mais propensos a realizar atividades não relacionadas à condução, como comer ou enviar mensagens de texto, enquanto recorriam aos seus sistemas de condução autónoma parcial do que enquanto conduziam sem esta assistência. 53% dos utilizadores do Super Cruise, 42% dos utilizadores do Autopilot e 12% dos utilizadores do ProPILOT Assist disseram que se sentiam confortáveis ​​ao tratar os seus veículos como totalmente autónomos.

O Cadillac Super Cruise não está disponível na Europa e os recursos Nissan ProPILOT Assist e Tesla Autopilot usados ​​na Europa podem ter especificações diferentes das versões dos EUA.

Para determinar a frequência com que os utilizadores veem esta tecnologia, os pesquisadores do IIHS entrevistaram cerca de 600 proprietários de Cadillac, Nissan/Infiniti e Tesla (cerca de 200 cada) que usam rotineiramente o sistema de condução semiautónoma dos seus veículos. Estes sistemas foram selecionados porque refletem a diversidade de designs no mercado norte-americano.

A pesquisa revela algumas diferenças consideráveis em como os proprietários dos sistemas os utilizam.

Os utilizadores do Super Cruise e Autopilot são mais propensos do que os utilizadores do ProPILOT a fazer coisas que envolvem tirar as mãos do volante ou os olhos da estrada. São ainda mais propensos do que os utilizadores do ProPILOT a dizer que podem realizar atividades não motoras melhor e com mais frequência enquanto usam os seus sistemas de condução semiautónoma.

Da mesma forma, os utilizadores do Super Cruise são os mais prováveis ​​e os utilizadores do ProPILOT os menos propensos a dizer que uma atividade que consideram insegura quando o sistema está desligado é segura para fazer quando o sistema está ligado. O design e o marketing do sistema provavelmente contribuiu para tais diferenças, de acordo com o IIHS.

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