Melhorar a segurança rodoviária em geral ajudará a melhorar a segurança dos jovens condutores, mas são necessárias medidas adicionais especificamente direcionadas aos jovens condutores.
Jovens dos 15 aos 24 anos estão super-representados na sinistralidade rodoviária europeia. É então fundamental influenciar os decisores políticos para que apliquem as descobertas científicas sobre como contribuir ativamente para a segurança rodoviária dos jovens recém-encartados.
Quais os desafios a nível europeu na promoção da segurança rodoviária especificamente para os jovens?
Nos últimos três anos, os homens foram, em média, 81% de todas as mortes na estrada dos jovens entre os 15 e os 30 anos. Verificam-se assim grandes diferenças entre as taxas de mortalidade no trânsito entre homens e mulheres, uma vez que os homens conduzem mais do que as mulheres. Embora os jovens condutores sejam já por sim um grupo de risco, a maioria dos jovens não conduz intencionalmente de forma insegura. Os riscos associados aos condutores jovens decorrem da inexperiência, imaturidade e fatores de estilo de vida relacionados com a idade e o género.
Países como a Noruega, a Suécia e a Dinamarca, onde a segurança rodoviária está atualmente num nível bastante elevado, apresentam um histórico de segurança mais positivo no que toca aos jovens, especialmente os recém-encartados. Em geral, nestes países, o sistema de transporte rodoviário é implementado de acordo com a abordagem de Sistemas Seguros e o sistema de tráfego permite que os condutores cometam erros sem que culminem em mortes ou ferimentos graves, por exemplo, rotundas, separação física de sentidos de trânsito, separação dos diferentes modos de transporte, vias centrais, estruturas de segurança, limites de velocidade adaptados à resistência humana, etc.
Por questões de valores e custos associados, muitos jovens conduzem veículos mais pequenos e mais antigos não possuindo as mais recentes tecnologias de segurança.
O risco de um jovem se envolver num acidente é maior imediatamente após a obtenção da carta de condução, quando inicia a condução independente pela primeira vez. As estatísticas mostram que quanto mais jovem uma pessoa inicia a condução autónoma sem restrições, maior o risco de ter um acidente mortal na estrada, sendo o risco particularmente elevado nos jovens de 17 anos. Por isso, a idade mínima para obtenção da carta de condução é de grande importância para a segurança rodoviária.
Vários estudos demonstraram que um sistema de carta por etapas reduz o número de acidentes rodoviários entre jovens condutores obtendo um melhor impacto na segurança.
Os condutores jovens do sexo masculino estão sobre-representados nas mortes rodoviárias e os acidentes envolvem geralmente a condução sob efeito de álcool ou drogas. A intervenção proativa e a ajuda aos jovens que apresentem padrões de vício têm sido bem-sucedidas na prevenção de acidentes causados pelo álcool na condução.
A utilização de telemóveis e outras tecnologias durante a condução é um problema crescente e um fator de risco nas estradas. Para muitos jovens condutores, o uso de dispositivos eletrónicos tornou-se parte integrante da vida e geralmente continua durante a condução. Em comparação com condutores mais velhos, os jovens são mais propensos a usar os telemóveis, enviar mensagens de texto, ouvir música, comer ou beber enquanto dirigem, andam de bicicleta ou caminham.
Dados de vários países da UE mostram que a não utilização do cinto de segurança em acidentes rodoviários fatais é mais comum entre os condutores jovens do que entre os condutores e passageiros mais velhos. Também há muito espaço para melhorias no uso de capacetes nos ciclistas em muitos países europeus.
Nos últimos três anos, os homens foram, em média, 81% de todas as mortes na estrada dos jovens entre os 15 e os 30 anos.
Os problemas no que diz respeito à segurança rodoviária dos jovens condutores podem ser resolvidos os decisores políticos estiverem dispostos e comprometidos com a prevenção de mortes na estrada. As abordagens dos melhores países podem ser replicadas pela Europa. Serão necessárias decisões, recursos e mudanças legislativas para alcançar resultados positivos significativos. O princípio da educação também se aplica aos jovens condutores. O papel dos pais e a sua influência na vida dos jovens desempenha um papel muito importante na promoção de comportamentos conscientemente seguros na estrada.