A condução é uma tarefa psicomotora complexa cujo desempenho seguro resulta não só da aprendizagem do domínio de um veículo, mas também de fatores que interagem entre si e que a influenciam. Ou seja, além das aptidões psicofísicas necessárias, a tarefa da condução é mediada por outros fatores inerentes ao sujeito, como as atitudes, a sua relação com as regras e com os outros, ou seja, duma forma mais genérica a sua personalidade, padrão relacional e funcionamento mental.
Assim, o processo de seleção de condutores deve pautar-se por critérios de rigor técnico e ser desenvolvida por técnicos/profissionais especializados não só no enquadramento (profissional/laboral) das funções específicas de um condutor mas também no despiste de fatores de risco específicos, tendo como objetivo primordial a promoção efetiva da segurança e a redução do índice de risco e dos custos humanos, sociais e económicos resultantes dos acidentes rodoviários e/ou profissionais.
Redução dos custos associados aos acidentes (reparação de viaturas, aumento do prémio de seguro, despesas de saúde do próprio e de terceiros, etc.);
Aumento dos índices de produtividade e diminuição do absentismo causado pelos acidentes;
Melhoria na qualidade dos serviços;
Responsabilidade social da empresa que se traduz na redução da sinistralidade no país e dos custos económicos e sociais dos acidentes e para a promoção da saúde pública.
1. Pedido da empresa: Reunião com um técnico para receber e adequar o pedido;
2. Envio de orçamento pela PRP;
3. Adjudicação do processo;
4. Recrutamento:
Elaborar e publicar anúncio;
Receber respostas;
Escolher CV a considerar para a fase de seleção;
Contactar candidatos (apenas os candidatos selecionados serão contactados no prazo de 3 semanas).
5. Seleção:
Grupo;
Individual.
6. Encaminhamento dos candidatos para a empresa;
7. Acompanhamento da integração do trabalhador na empresa, através de uma aferição de necessidades em conjunto com a direção, com vista a proporcionar uma melhoria contínua do seu desempenho bem como uma avaliação da satisfação da empresa.
Para 5 ou mais candidatos, no máximo de 10 em cada grupo
Avaliação Psicológica: 3 horas
Entrevista Individual: 1/2 hora (Para 10 candidatos: 5 horas de entrevistas)
Avaliação Prática: 1/2 hora por candidato (Para 10 candidatos: 5 horas de avaliação)
Até 4 candidatos
Entrevista Individual: 90 minutos cada candidato (60 minutos: Provas + 30 minutos: Entrevista)
Avaliação Prática: 1/2 hora por candidato