Os decisores políticos em Espanha estão a considerar uma nova ferramenta na luta contra a condução sob influência do álcool. A lei atualmente em discussão no parlamento espanhol pondera a aplicação de “alcoolocks” em veículos pesados de passageiros e mercadorias a partir de 2022.
A União Europeia concordou em 2019 que todos os novos tipos de veículos (ligeiros ou pesados) devem estar equipados com um dispositivo padronizado para a colocação de um alcoolock a partir de 2022. A exigência seria estendida a todos os veículos novos nessas categorias vendidas a partir de 2024.
A proposta espanhola vai substancialmente além, exigindo que os veículos pesados estejam equipados com os dispositivos. Os alcoolocks exigem que o condutor sopre para um dispositivo que impede o arranque do veículo se o condutor estiver com álcool acima de um limite pré-definido.
De salientar, por exemplo que a vizinha França já exige alcoolocks em todos os pesados de passageiros.
O ETSC há muito defende o ajuste padrão dos alcoolocks em todos os veículos profissionais, e como parte de esquemas de reabilitação para condutores infratores reincidentes.