O Conselho Europeu de Segurança dos Transportes reforça o apelo para a criação de uma Autoridade de Investigação de Acidentes Rodoviários na UE para conduzir análises forenses a acidentes que envolvem veículos autónomos nas estradas da União.

Este apelo à ação surge no seguimento do anúncio feito pela Mercedes-Benz no lançamento alemão do ‘Drive Pilot’, um sistema que permite a condução autónoma em “mãos-livres” a velocidades até 60 km/h nas autoestradas alemãs. Esta é a primeira aprovação de um sistema de condução autónoma Nível 3 para uso na Europa. Estes sistemas permitem uma condução sem intervenção do condutor em certas circunstâncias.

Normas técnicas e de segurança internacionais para tais sistemas foram aprovadas pela agência da ONU, UNECE em 2020. As alterações nas leis rodoviárias nacionais da Alemanha para permitir o uso de tais sistemas sob certas condições foram aprovadas em 2017. Mas o sistema ainda não foi aprovado para uso em toda a UE, e vários Estados-Membros ainda necessitam de proceder a alterações necessárias às leis rodoviárias que permitiriam uma condução autónoma.

“Como o mercado de veículos equipados com sistemas de nível 3 aumentará rapidamente nos próximos anos, precisamos urgentemente de uma garantia de que os acidentes em que um sistema de condução autónomo estava encarregado do veículo sejam investigados e os resultados tornados públicos.”

“Também vemos uma pressão substancial na UNECE para aumentar a velocidade operacional permitida de tais sistemas e para permitir mudanças autónomas de via – fatores que aumentariam dramaticamente os potenciais riscos. Seria irresponsável da parte da UE e dos Estados-Membros permitir sistemas mais arriscados, sem um sistema robusto de supervisão e investigação quando as coisas correm mal. O fato é que hoje não temos dados sobre o número de acidentes que ocorrem quando os sistemas de condução assistida se encontram ativos. Esta situação não pode continuar agora que temos sistemas a caminho do mercado que são responsáveis ​​pela condução do veículo”.

Frank Mütze, Especialista em automação do ETSC

O ETSC apela:

  • À criação de uma agência europeia para supervisionar ou conduzir investigações sobre acidentes envolvendo sistemas autónomos e publicar todas as conclusões a fim de ajudar a prevenir futuros acidentes;
  • À notificação obrigatória à agência da UE pelos fabricantes de todos os acidentes que envolvam sistemas autónomos ativos nas estradas públicas da UE, bem como acidentes envolvendo sistemas de condução assistida de nível 2 já existentes;
  • Ao acesso direto aos dados internos do veículo para as autoridades relevantes para permitir investigações aprofundadas e independentes de acidentes rodoviários; Nos Estados Unidos, o National Transport Safety Board (NTSB) investigou vários acidentes envolvendo sistemas de condução assistida de Nível 2 e forneceu recomendações úteis aos fabricantes. O Reino Unido está atualmente a realizar consultoria sobre a criação de uma autoridade para investigação de acidentes rodoviários.

Na UE, a maioria das autoridades não acede rotineiramente aos dados dos veículos ao investigar acidentes devido à complexidade técnica e às barreiras legais. Os Países Baixos assumiram um papel de liderança na investigação de acidentes que envolvem sistemas autónomos e recentemente encontrou um método para aceder aos dados de veículos sem o envolvimento do fabricante.

O ETSC defende que a União Europeia deve estabelecer um sistema adequado de supervisão regulatória antes que a implementação destes sistemas autónomos seja permitida.