segurança rodoviária dos motociclistas

O Conselho Europeu de Segurança nos Transportes apela à União Europeia e aos governos nacionais europeus para que tornem os sistemas anti bloqueio de travões (ABS) obrigatórios em todos os novos motociclos num novo relatório sobre o estado da segurança rodoviária dos motociclos na Europa.

O relatório constatou que 3.891 pessoas morreram enquanto andavam de motociclo ou ciclomotor na UE em 2021, cerca de 90% das quais eram homens. Este número é 25% inferior ao da década anterior, mas, no mesmo período, outras mortes nas estradas diminuíram um terço.

Segundo os autores, as alterações nos requisitos de licenciamento da UE em 2013 podem ter contribuído para o menor número de mortes ao criar uma série de etapas para adquirir uma licença para motociclos maiores e mais potentes.

Entre outras recomendações do relatório quanto à segurança rodoviária dos motociclistas destacam-se:

  • Devem ser exigidas inspeções técnicas obrigatórias para todos os motociclos e ciclomotores, com um foco especial na deteção de veículos que possam ter sido alterados de modo a atingir maiores velocidades. A Comissão Europeia está atualmente a rever as regras relativas às inspeções de veículos, prevendo-se uma proposta ainda este ano;

  • Os governos nacionais devem desenvolver uma melhor fiscalização dos limites de velocidade aplicáveis ​​aos motociclistas, a fim de não permitir que estes cubram o rosto com os capacetes dificultando a sua identificação em países que exigem a identificação do condutor em caso de infrações;

  • A aplicação do uso de capacete deve ser melhorada, especialmente em países com níveis muito baixos de uso de capacete, como a Grécia e Chipre. A UE e os governos nacionais poderiam também promover um sistema de informação ao consumidor sobre o desempenho de segurança dos capacetes e outros equipamentos de proteção, como os coletes com airbag;

  • Os fabricantes de veículos ligeiros e pesados também devem melhorar a deteção de motociclistas através de tecnologias de segurança como a travagem automática de emergência;

  • Deve ser dada muito mais atenção aos estafetas que agora enfrentam uma “tempestade perfeita” de fatores de risco, incluindo a distração das aplicações de telemóvel, a pressão para fazer entregas rapidamente, a falta de equipamento de proteção e pouca supervisão das condições dos veículos.

Nos últimos anos, os motociclistas não têm sido o alvo principal da segurança rodoviária. Mas existem várias medidas inteligentes e simples que podem ser tomadas para reduzir o número inaceitável de mortes todos os anos. Algumas medidas exigem um pouco de inovação, como garantir que os motociclistas possam ser sancionados por excederem o limite de velocidade como qualquer outro utente da estrada.

Também precisamos de prestar muita atenção às tendências crescentes, como o número de jovens, na sua maioria homens, que agora entregam comida quente nas nossas cidades em motociclos e ciclomotores, trabalham sob pressão do tempo em veículos com manutenção deficiente, enquanto são distraídos por aplicações.

Jenny Carson - ETSCJenny Carson, Responsável do Programa Índice de Desempenho de Segurança Rodoviária do ETSC