A UE27 reduziu coletivamente o número de mortes nas estradas em 31% no período 2011-2021, de 28.865 em 2011 para 19.823 em 2021. Foram 57.095 mortes a menos nas estradas da UE na última década do que teria ocorrido se as mortes tivessem continuado em mesmo nível de 2011.
O progresso geral na redução das mortes nas estradas da UE foi positivo de 2011 a 2014, com uma diminuição de 16%. Mas o bom início de década foi seguido por cinco anos consecutivos de estagnação.
Em 2020 houve uma queda excecional de 17% em relação a 2019, fortemente relacionada às restrições da Covid-19 por toda a Europa. Da mesma forma, 2021 registou uma queda de 13% em relação a 2019, mas o número de mortos aumentou 5% em relação a 2020, influenciado por um alívio gradual das restrições de circulação por toda a Europa.
As mortes nas estradas na UE27 em 2021 foram reduzidas coletivamente em 13%, algo sem precedentes em comparação com 2019. significa uma redução de 11,8% até 2021. A maior redução de 13% pode, em grande parte, ser atribuída aos confinamentos e restrições devido à Covid-19. Não há garantia de que esse progresso possa ser mantido se os volumes de tráfego voltarem ao que eram antes da pandemia.
O número de pessoas registadas como gravemente feridas, com base nas definições nacionais, diminuiu em 24 dos 28 países pertencentes ao programa PIN que recolheram dados no período 2011-2021. Na UE23, coletivamente, as lesões graves no trânsito caíram 18%. O número de lesões graves no trânsito na UE como um todo estagnaram durante a maior parte da década, caindo repentinamente em 2020 durante os confinamentos da Covid-19.
Os mapas e gráficos abaixo mostram os dados mais recentes sobre a sinistralidade rodoviária na União Europeia e noutros países parte do Índice de Desempenho em Segurança Rodoviária (PIN) do ETSC.
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