Os prémios reconhecem as contribuições da comunidade dos membros da Carta Europeia para o objetivo comum de melhorar a segurança rodoviária em toda a Europa. Foram 13 as iniciativas que concorrem aos prémios, após um grande número de submissões de elevada qualidade de diversos membros da Carta, incluindo escolas, associações, empresas, autoridades locais e centros de pesquisa.

As submissões foram avaliadas em seis critérios: impacto, mensurabilidade, transferibilidade, abordagem inovadora, visibilidade e continuidade. As 13 iniciativas listadas focam-se na segurança rodoviária por meio de ações mensuráveis específicas nas suas áreas de responsabilidade.

As iniciativas vencedoras serão escolhidas pelo painel de especialistas e anunciadas na cerimónia de premiação na quinta-feira, 18 de novembro. Reserve o seu lugar aqui

Os finalistas selecionados em cada uma das categorias de premiação são:

Associações

  • A campanha da AESLEME (Espanha) “se controlas, voltas” tem como objetivo educar os jovens que podem sofrer pressão dos pares para conduzir sob a influência de álcool e/ou drogas, ou viajar num veículo com um condutor embriagado. 
  • A Association Préventation Routière (França), juntamente com seu parceiro, o Grupo Renault Corporate Foundation, sensibiliza sobre os riscos de segurança rodoviária e os comportamentos adequados a adotar por meio de uma plataforma internacional de segurança rodoviária, a “Road4us”. Este site com ilustrações de fácil acesso podem ser compreendidas por nacionalidades e culturas de todo o mundo.
  • Fundatia Siguranta Auto Copii (Roménia) aborda as altas taxas de sinistralidade nas estradas do país e o baixo percentual de crianças que circulam com sistemas de retenção adequadamente colocados nos veículos. A “Caravana Nacional de Segurança e do Cuidado das Crianças” oferece aos pais, cuidadores e crianças aulas gratuitas de segurança rodoviária infantil e instruções de instalação das cadeirinhas. O projeto aluga sistemas de retenção grátis para os novos pais e recicla assentos de carros usados.

Empresas

  • A Interpolis (Holanda) aborda a questão dos adolescentes que usam os telemóveis ao andar de bicicleta (e mais tarde possivelmente na estrada) através de uma história emocional retratada num musical e um mini documentário lançado online. Clique aqui para assistir
  • Netun Solutions S.L. (Espanha) tem como objetivo proteger os condutores que se tornam peões após deixarem o seu veículo após um acidente ou problema no carro. A solução “Help Flash” usa o sinal de luz V-16, em vez de triângulos reflexivos, que são mais fáceis de ver e, portanto, ajudam a proteger o condutor e quaisquer passageiros do tráfego.
  • PKP Polskie Linie Kolejowe S.A. (Polónia) lançou uma campanha social: “Travessia segura nas passagens de nível”. Várias pesquisas mostram que o conhecimento geral sobre a segurança nos trilhos ferroviários e nas passagens de nível na Polónia é reduzida, portanto, a campanha centrou-se em educar sobre os comportamentos adequados para enfrentar a alta incidência de acidentes rodoviários nas passagens de nível e a falta de cumprimento das regras de segurança do tráfego ferroviário.
  • A TIER Mobility (ue wide) aborda a influência do álcool na condução de trotinetas/bicicletas elétricas usando um aplicativo “anti-beber e conduzir”, que está ativo das 21h e às 4h às quintas, sextas e sábados. Se os utilizadores tiverem bebido, uma notificação no aplicativo orienta-os a reservar um táxi através do aplicativo FREE NOW.

Autoridade local/pública

  • O Conselho do Condado de Cork (Irlanda) destaca a segurança rodoviária na comunidade por meio de uma ferramenta de aprendizagem, o “modelo de Educação em Realidade Virtual de Segurança Rodoviária”. Na avaliação, 88% dos participantes disseram que, tendo esse tipo de educação, pensariam agora duas vezes sobre como se comportariam no futuro como condutores, passageiros ou peões.
  • A Diretoria Regional de Educação – (Madeira) tem como objetivo reduzir os acidentes rodoviários por meio da educação de crianças, professores e outros funcionários da escola, bem como dos pais e responsáveis e da comunidade civil sobre as consequências e custos dos acidentes rodoviários, bem como aumentar a mobilidade mais sustentável para a construção de uma verdadeira cultura de segurança rodoviária.
  • A Transport Infrastructure Ireland (Irlanda) desenvolveu um novo padrão de conformidade com as inspeções de segurança rodoviária (RSI). O programa, baseado no padrão, conta com uma inspeção visual ao longo da rota e tem como alvo engenheiros envolvidos no processo de inspeção e outras áreas dentro de uma organização que poderiam beneficiar de um programa de classificação de risco.

Escola/universidade

  • A Fundacion Educatrafic (Espanha) projetou uma formação prática no uso seguro de trotinetas elétricas, skates e veículos de mobilidade pessoal (VMPs) para reduzir o alto percentual de acidentes relacionados. A Fundação Educatrafic tem como público-alvo pessoas a partir dos 16 anos e a formação acontece num circuito fechado para simular um ambiente de estrada aberta com segurança. Vários cenários são experimentados desde óculos de simulação de consumo de álcool até testes de equilíbrio.
  • m/d/r/k grupo de conselheiros confiáveis sp z o.o. (Polónia) fornece conhecimento e soluções atualizadas que podem ser adotadas para projetar, operar e construir túneis, a fim de reduzir o número de acidentes e emergências em túneis. A iniciativa tem como alvo operadores de túneis e comunidades locais.
  • O Observatório de Segurança Rodoviária da NTUA (Grécia) apoia a Comunidade Grega e Internacional de Segurança Rodoviária, fornecendo conhecimentos e dados de segurança rodoviária recolhidos através das suas atividades de pesquisa. O grupo-alvo são todos tomadores de decisão de segurança rodoviária e partes interessadas.