Finlândia vence prémio segurança rodoviária 2024

Redução de 29% nas mortes rodoviárias ao longo da última década culmina com galardão PIN 2024

A Finlândia foi agraciada com o prestigioso Prémio de Segurança Rodoviária do Conselho Europeu de Segurança dos Transportes (ETSC) para 2024, em reconhecimento ao seu progresso significativo na melhoria da segurança rodoviária. Este reconhecimento destaca a redução notável de 29% nas mortes rodoviárias na Finlândia ao longo da última década, em comparação com uma média de apenas 16% na União Europeia.

Progressos Notáveis na Segurança Rodoviária

O prémio, conhecido como o Índice de Desempenho de Segurança Rodoviária (PIN), celebra o sucesso da Finlândia na implementação de uma estratégia abrangente e a longo prazo para melhorar a segurança de todos os utentes da estrada.

Antonio Avenoso, Diretor Executivo do ETSC, elogiou a abordagem estratégica da Finlândia, que inclui investigações detalhadas de todos os acidentes fatais e medidas preventivas robustas.

“A Finlândia adota uma abordagem abrangente e estratégica para cobrir vários aspetos do risco rodoviário. A investigação detalhada de cada acidente fatal é única na Europa e tem sido fundamental para o seu progresso. Parabenizamos a Finlândia pelo seu progresso nos últimos dez anos e esperamos que continuem a avançar rumo às suas metas ambiciosas para o futuro,” afirmou Avenoso.

Estagnação na Redução das Mortes Rodoviárias na UE em 2023

A celebração deste progresso finlandês ocorre em contraste com os dados globais da UE, que mostram uma redução insignificante de apenas 1% nas mortes rodoviárias no ano passado, com um total de 20.418 mortes registadas. Este declínio está muito aquém da redução anual de 6,1% necessária para atingir a meta da UE de reduzir as mortes rodoviárias em 50% até 2030.

O ETSC apelou à criação de uma agência de segurança rodoviária da UE para gerir a implementação de veículos autónomos e realizar investigações de acidentes, semelhante às agências dedicadas à segurança nos transportes aéreo, marítimo e ferroviário. Além disso, destacou a necessidade de revisão das regulamentações de segurança dos veículos e das inspeções técnicas periódicas para acompanhar os avanços tecnológicos.

Alterações relativas nas mortes nas estradas entre 2013 e 2023

Mortalidade (mortos por milhão de habitantes) em 2023 (em comparação com 2013)

Estratégia de Segurança Rodoviária da Finlândia

A estratégia de segurança rodoviária da Finlândia, guiada pela Visão Zero, visa eliminar todas as mortes e ferimentos graves nas estradas até 2050. Desde 2000, o país implementou várias medidas significativas, como limites de velocidade mais baixos em áreas urbanas, construção de vias específicas para peões e ciclistas, expansão de autoestradas e instalação de câmaras automáticas de velocidade.

O Plano Nacional de Segurança Rodoviária 2022-2026 da Finlândia inclui indicadores específicos para a segurança rodoviária das crianças, como a proporção de escolas que incluem a educação rodoviária nos seus currículos anuais e o número de acidentes que envolvem crianças ou jovens.

A Estratégia Nacional de Saúde Mental e o Programa para a Prevenção do Suicídio 2020-2030 da Finlândia também contribuirão para melhorar a segurança rodoviária para os utentes da estrada de todas as idades, uma vez que, na Finlândia, dar prioridade à saúde mental é outro elemento fortemente ligado à segurança rodoviária.  A Finlândia é um dos dois únicos países da UE que inclui suicídios nas estradas nas estatísticas de sinistralidade rodoviária (o outro é a Estónia).  As estatísticas de mortes nas estradas da Finlândia são, portanto, mais elevadas do que seriam se estas mortes fossem excluídas, como acontece noutros países

Medidas de Segurança Adicionais

A Finlândia apresenta uma taxa de uso de capacete entre motociclistas e ciclomotoristas de 99-100%. As autoridades realizam testes aleatórios de álcool e drogas aos condutores. A condução sob efeito de álcool é significativamente menos aceite na Finlândia em comparação com a média da UE, e os bloqueadores de álcool (interlocks) são obrigatórios em pesados de passageiros e veículos escolares, além de serem usados como alternativa à inibição de conduzir para infratores reincidentes.

Conclusão

O reconhecimento da Finlândia com o Prémio de Segurança Rodoviária do ETSC destaca a eficácia das suas políticas e práticas na melhoria da segurança rodoviária. A abordagem estratégica e abrangente do país serve de exemplo para outros estados-membros da UE, sublinhando a importância de um compromisso contínuo com a segurança rodoviária para alcançar a Visão Zero.

Mantenha-se a para das mais recentes novidade do mundo da Segurança Rodoviária