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Projetos
A PRP privilegia a participação em projetos de investigação com instituições nacionais e internacionais que promovem a produção e partilha de conhecimento na área da sinistralidade rodoviária, bem como a aplicação das melhores práticas que levem à redução da sinistralidade rodoviária.
LEARN – 2018-…
O objetivo principal do projeto LEARN é melhorar a qualidade da educação rodoviária e mobilidade na Europa, através da criação de um manual para especialistas que contém diretrizes de boas práticas para desenhar, testar, implementar e avaliar medidas educativas. Com o projeto pretende-se contribuir para o enriquecimento da comunidade internacional de especialistas em educação rodoviária, estabelecendo uma Plataforma Europeia de Educação rodoviária e mobilidade, além de organizar seminários anuais em toda a Europa.
Em particular, este projeto visa produzir um relatório sobre o estado da educação rodoviária e da mobilidade na Europa; produzir um manual com diretrizes de boas práticas para projetar, testar, implementar e avaliar medidas educativas; disponibilizar uma plataforma com recursos educativos para especialistas; desenvolver seminários de educação.
A Prevenção Rodoviária Portuguesa faz parte do consórcio internacional liderado pelo ETSC, Fundación MAPFRE e VSV.
Trendline – 2023-…
O objetivo do projeto Trendline é produzir KPIs (indicadores-chave de desempenho) de segurança rodoviária nos Estados-Membros da UE. Cada país participante disponibilizará entre um e oito KPI nacionais, que são comparáveis entre os países e atendem aos requisitos metodológicos mínimos da Comissão Europeia. Este projeto contribuirá também para um melhor entendimento sobre o sistema de segurança rodoviária, aumentando a capacidade da UE, e em particular nos Estados-Membros que ainda não recolheram e dispõem de dados sobre KPIs, de intervirem e definirem medidas que contribuam para aumentar a segurança rodoviária.
O projeto Trendline dá continuidade ao projeto Baseline realizado entre 2020 e 2022 (https://www.baseline.vias.be).
E-Survey on Road Users’ Attitudes (ESRA) – 2015-…
Publicações em Português:
O E-Survey of Road Users’ Attitudes (ESRA) foi lançado em 2015 com o objetivo de colmatar a falta de dados sobre o desempenho da segurança rodoviária comparáveis a nível internacional. Na base do ESRA está um questionário aplicado online, usando amostras representativas da população adulta dos países participantes. O questionário inclui temas como comportamentos autodeclarados, perceção de risco, apoio a medidas legais ou atitudes perante comportamentos de risco no trânsito. São abordados os principais tópicos de segurança rodoviária (condução sob o efeito de álcool, drogas e medicação; velocidade; distração; fadiga; e sistemas de proteção) nos principais grupos de utentes da estrada (condutores e passageiros de automóveis, condutores de duas rodas a motor, ciclistas e peões).
Na sua primeira edição (ESRA1), realizada entre 2015 e 2017, o ESRA abrangeu quase 40.000 utentes da estrada de 38 países de todo o mundo. Na segunda edição (ESRA2), realizada entre 2018 e 2020, foram recolhidos dados de mais de 45.000 utentes da estrada de 48 países. Na terceira edição (ESRA3), realizada em 2023, foram recolhidos dados de mais de 37.000 utentes da estrada de 39 países. A próxima edição (ESRA4) está prevista para 2026.
A Prevenção Rodoviária Portuguesa integra o grupo de gestão do projeto desde o início, tendo suportado a recolha de dados em Portugal em todas as edições do ESRA.
European Road Safety Charter – 2021-…
Carta Europeia de Segurança Rodoviária
A Carta Europeia de Segurança Rodoviária, liderada pela Comissão Europeia, é a maior plataforma da sociedade civil em matéria de segurança rodoviária. Até o momento, mais de 4.000 entidades públicas e privadas comprometeram-se com a Carta e realizaram ações e iniciativas de segurança rodoviária dirigidas aos seus associados, funcionários e restante da sociedade civil. Juntas, essas várias entidades formam uma comunidade na qual os membros podem partilhar os seus conhecimentos e ações, inspirando e aprendendo uns com os outros.
A comunidade diversificada de membros da Carta é composta por empresas, associações, autoridades locais, instituições de pesquisa, universidades e escolas. Todas as entidades envolvidas recebem genuíno reconhecimento e podem usar o nosso site como uma plataforma para partilhar os seus conhecimentos e ações, permitindo que outros aprendam e sejam inspirados.
A Prevenção Rodoviária Portuguesa é a representante nacional da Carta Europeia de Segurança Rodoviária.
Partnerships For Science Education (PAFSE) – 2021-2024
O PAFSE é sustentado num modelo inovador de “open schooling”, tem como epicentro as escolas do 3.º ciclo, e junta parceiros públicos e privados, da academia, da indústria, empresas, start-ups, ONGs, na comunidade escolar, envolvendo em particular os seus alunos e professores, na missão de fazer educação em saúde pública nas comunidades onde vivem e na abordagem aos principais desafios do presente e no futuro. Fá-lo através da ligação de aprendizagens curriculares nas áreas das Ciências, Tecnologia e Matemática a necessidades societais, decorrentes da pandemia por COVID-19, por exemplo, ou a doenças não transmissíveis, como a diabetes ou a obesidade.
O PAFSE é coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública. A Prevenção Rodoviária Portuguesa integra o consórcio do projeto juntamente com a Universidade do Minho, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, o Imstitouto Technologias Ypologistonkai Ekdoseon Diofantos (Grécia), o Panepistimio Ioanninon (Grécia), a Universidade do Chipre e a Universidade IM. Adama Mickiewicza W Poznaniu (Polónia).
BASELINE – 2020-2022
O objetivo do projeto BASELINE é produzir KPIs (indicadores-chave de desempenho) de segurança rodoviária nos Estados-Membros da UE. Cada país participante disponibilizará entre um e oito KPI nacionais, que são comparáveis entre os países e atendem aos requisitos metodológicos mínimos da Comissão Europeia. Este projeto contribuirá também para um melhor entendimento sobre o sistema de segurança rodoviária, aumentando a capacidade da UE, e em particular nos Estados-Membros que ainda não recolheram e dispõem de dados sobre KPIs, de intervirem e definirem medidas que contribuam para aumentar a segurança rodoviária.
Em Portugal, para além da Prevenção Rodoviária Portuguesa, participam também a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR, líder do consórcio nacional), Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Infraestruturas de Portugal (IP), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Road4us – 2020-2021
A Prevenção Rodoviária Portuguesa colaborou com a Association Prévention Routière (Associação de Prevenção Rodoviária Francesa) na criação da plataforma online Road4us.
Depois de identificadas, a nível mundial, as principais causas de acidentes e de comportamentos de risco na estrada, foram criadas ilustrações simples, baseadas em códigos universais, sem texto, de forma a sensibilizar para os riscos rodoviários e incentivar a adoção de bons hábitos e comportamentos seguros na estrada.
As ilustrações, disponível em 7 idiomas, podem ser descarregadas no site do projeto: www.road4us.org.
Be a Hero – 2016-…

O projeto Be a Hero tem como objetivo capacitar as organizações de juventude e trabalhadores envolvidos em projetos com jovens a realizar atividades e ou projetos que tenham como objetivo reduzir a incidência da condução sobre o efeito do álcool entre jovens. Pretende-se sensibilizar os jovens para os efeitos nocivos da condução sob o efeito do álcool, promovendo a adoção de comportamentos seguros através da realização de formações, visitas de estudo, eventos de multiplicação, seminários, etc.
A Prevenção Rodoviária Portuguesa integra o consórcio do projeto juntamente com as instituições VOZIM e Zavod Mladinska da Eslovénia, Responsible Young Drivers e TOP-25 EUROPE da Bélgica e a Associação Educativa Nacional de Inclusão e Inovação nas Escolas de Portugal.
EU Road Safety Exchange – 2019-2021
Este projeto visa promover o intercâmbio de experiências e conhecimento em áreas específicas da segurança rodoviária na UE. É um projeto a três anos (2019-2021) que apoia a capacidade institucional e o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas sobre tópicos de segurança rodoviária entre os Estados-Membros da UE. O projeto concentra-se em seis Estados-Membros identificados como tendo o maior potencial para alcançar melhorias significativas na segurança rodoviária, entre os quais Portugal.
No centro do projeto, há uma série de atividades, através das quais os especialistas e profissionais em segurança rodoviária da UE partilham estratégias e políticas eficazes de segurança rodoviária com seus parceiros dos Estados-Membros selecionados. As atividades incluirão workshops temáticos, seminários online, visitas de estudo e um seminário de boas práticas em Bruxelas.
REVIVE – 2018-2020
O objetivo do projeto REVIVE é mapear as boas práticas do Serviço Médico de Emergência (EMS) e do Serviço de Resgate e Incêndio (RFS) na UE28 e colocar o EMS e o RFS nas agendas políticas nacionais e europeias. O projeto REVIVE visa melhorar a resposta pós-acidente fornecida pelo EMS e RFS, a fim de mitigar as consequências dos acidentes rodoviários.
Um dos principais resultados do projeto é a criação de uma rede internacional de especialistas, investigadores e profissionais na área da emergência e socorro. Por fim, o projeto REVIVE contribuirá para promover a necessidade de uma ação à escala da UE para responder de forma mais eficiente aos ferimentos graves resultantes de acidentes rodoviários.
A PRP colaborou, participou e contribuiu para o desenvolvimento do projeto e articulou e geriu as participações e colaborações dos especialistas nacionais que representaram o INEM e a Proteção Civil nos trabalhos realizados.
Sober Mobility Across Road Transport (SMART) – 2017-2019
O objetivo do Projeto SMART é abordar as principais questões relacionadas com o álcool e a condução e continuar as atividades de promoção do ETSC (Conselho Europeu de Segurança dos Transportes), tanto a nível da UE como dos Estados-Membros, para reduzir o número de mortes relacionadas com o álcool e condução.
No âmbito do projeto SMART, a Prevenção Rodoviária Portuguesa organizou uma conferência internacional em 2019 que abordou a fiscalização, os limites de álcool no sangue, os programas que envolvem os interlocks, as campanhas de sensibilização e os programas de reabilitação, que são algumas das medidas adotadas em toda a Europa para combater o problema da condução sob o efeito de álcool.
Campaigns and Awareness Raising Strategies in Traffic Safety (CAST) – 2006-2009
O projeto CAST (Campaigns and Awareness-Raising Strategies) foi um projeto financiado pela Comissão Europeia para responder à necessidade de aumentar a segurança nas estradas através de campanhas eficazes de segurança rodoviária. O CAST foi executado entre 2006 e 2009 por um consórcio de 19 instituições europeias, entre as quais a Prevenção Rodoviária Portuguesa, coordenado pelo Instituto Belga de Segurança Rodoviária (IBSR-BIVV).
No âmbito do CAST foram criadas ferramentas para projetar e avaliar campanhas de segurança rodoviária. As diversas ferramentas (ver links à esquerda) fornecem diretrizes detalhadas para projetar, implementar e avaliar uma campanha de comunicação de segurança rodoviária, com base literatura existente e nos novos resultados produzidos pelo projeto CAST.
Social Attitudes to Road Traffic Risk in Europe (SARTRE) – 1991-2010

Publicações:
- SARTRE 4 – European road users’ risk perception and mobility – The SARTRE 4 survey
- SARTRE 3 – European Drivers and Road Risk – Part 1 – Report on principle analyses
- SARTRE 3 – European Drivers and Road Risk – Part 2 – Report on in-depth analyses
- SARTRE 2 – The attitude and behaviour of European car drivers to road safety
- SARTRE 1 – Social Attitudes to Road Traffic Risk in Europe
O projeto SARTRE (Social Attitudes to Road Traffic Risk in Europe) teve como objetivo recolher informação sobre mobilidade, atitudes, opiniões e comportamentos autodeclarados de utentes da estrada de diversos países europeus. A utilização do mesmo questionário e da mesma metodologia de recolha de dados permitiu construir indicadores de desempenho de segurança comparáveis entre os vários países participantes.
A primeira edição decorreu em 1991/1992 (SARTRE 1) com a aplicação do questionário a amostras representativas da população de 15 países europeus. Seguiram-se 3 edições em 1996 (SARTRE 2), 2002 (SARTRE 3) e 2010 (SARTRE 4).
A Prevenção Rodoviária Portuguesa integrou o consórcio do SARTRE na edição de 1996 (SARTRE 2).