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Projetos

A PRP privilegia a participação em projetos de investigação com instituições nacionais e internacionais que promovem a produção e partilha de conhecimento na área da sinistralidade rodoviária, bem como a aplicação das melhores práticas que levem à redução da sinistralidade rodoviária.

LEARN – 2018-…

O objetivo principal do projeto LEARN é melhorar a qualidade da educação rodoviária e mobilidade na Europa, através da criação de um manual para especialistas que contém diretrizes de boas práticas para desenhar, testar, implementar e avaliar medidas educativas. Com o projeto pretende-se contribuir para o enriquecimento da comunidade internacional de especialistas em educação rodoviária, estabelecendo uma Plataforma Europeia de Educação rodoviária e mobilidade, além de organizar seminários anuais em toda a Europa.

Em particular, este projeto visa produzir um relatório sobre o estado da educação rodoviária e da mobilidade na Europa; produzir um manual com diretrizes de boas práticas para projetar, testar, implementar e avaliar medidas educativas; disponibilizar uma plataforma com recursos educativos para especialistas; desenvolver seminários de educação.

A Prevenção Rodoviária Portuguesa faz parte do consórcio internacional liderado pelo ETSC, Fundación MAPFRE e VSV.

Trendline – 2023-…

O objetivo do projeto Trendline é produzir KPIs (indicadores-chave de desempenho) de segurança rodoviária nos Estados-Membros da UE. Cada país participante disponibilizará entre um e oito KPI nacionais, que são comparáveis entre os países e atendem aos requisitos metodológicos mínimos da Comissão Europeia. Este projeto contribuirá também para um melhor entendimento sobre o sistema de segurança rodoviária, aumentando a capacidade da UE, e em particular nos Estados-Membros que ainda não recolheram e dispõem de dados sobre KPIs, de intervirem e definirem medidas que contribuam para aumentar a segurança rodoviária.

O projeto Trendline dá continuidade ao projeto Baseline realizado entre 2020 e 2022 (https://www.baseline.vias.be).

  • Excesso de velocidade;
  • Uso de cintos de segurança e sistemas de retenção para crianças;
  • Uso de capacetes de proteção por ciclistas e veículos de duas rodas motorizados;
  • Condução sob a influência de álcool;
  • Distração por telemóvel;
  • Segurança dos veículos;
  • Infraestrutura;
  • Socorro e emergência.

E-Survey on Road Users’ Attitudes (ESRA) – 2015-…

O E-Survey of Road Users’ Attitudes (ESRA) foi lançado em 2015 com o objetivo de colmatar a falta de dados sobre o desempenho da segurança rodoviária comparáveis a nível internacional. Na base do ESRA está um questionário aplicado online, usando amostras representativas da população adulta dos países participantes. O questionário inclui temas como comportamentos autodeclarados, perceção de risco, apoio a medidas legais ou atitudes perante comportamentos de risco no trânsito. São abordados os principais tópicos de segurança rodoviária (condução sob o efeito de álcool, drogas e medicação; velocidade; distração; fadiga; e sistemas de proteção) nos principais grupos de utentes da estrada (condutores e passageiros de automóveis, condutores de duas rodas a motor, ciclistas e peões).

Na sua primeira edição (ESRA1), realizada entre 2015 e 2017, o ESRA abrangeu quase 40.000 utentes da estrada de 38 países de todo o mundo. Na segunda edição (ESRA2), realizada entre 2018 e 2020, foram recolhidos dados de mais de 45.000 utentes da estrada de 48 países. Na terceira edição (ESRA3), realizada em 2023, foram recolhidos dados de mais de 37.000 utentes da estrada de 39 países. A próxima edição (ESRA4) está prevista para 2026.

A Prevenção Rodoviária Portuguesa integra o grupo de gestão do projeto desde o início, tendo suportado a recolha de dados em Portugal em todas as edições do ESRA.

European Road Safety Charter – 2021-…

Carta Europeia de Segurança Rodoviária

A Carta Europeia de Segurança Rodoviária, liderada pela Comissão Europeia, é a maior plataforma da sociedade civil em matéria de segurança rodoviária. Até o momento, mais de 4.000 entidades públicas e privadas comprometeram-se com a Carta e realizaram ações e iniciativas de segurança rodoviária dirigidas aos seus associados, funcionários e restante da sociedade civil. Juntas, essas várias entidades formam uma comunidade na qual os membros podem partilhar os seus conhecimentos e ações, inspirando e aprendendo uns com os outros.

A comunidade diversificada de membros da Carta é composta por empresas, associações, autoridades locais, instituições de pesquisa, universidades e escolas. Todas as entidades envolvidas recebem genuíno reconhecimento e podem usar o nosso site como uma plataforma para partilhar os seus conhecimentos e ações, permitindo que outros aprendam e sejam inspirados.

A Prevenção Rodoviária Portuguesa é a representante nacional da Carta Europeia de Segurança Rodoviária.

A rede de Centros nacionais e o helpdesk da ERSC irão disponibilizar acesso a especialistas de segurança rodoviária ou especialistas em comunicação para responder a perguntas específicas que possam surgir. Juntos, os membros e as partes interessadas podem unir forças e partilhar esforços para expandir a sua comunidade de segurança rodoviária e para construir e aumentar a capacidade com um objetivo mútuo – o seu compromisso pode salvar vidas nas nossas estradas .

Para mais informações contacte-nos através do email: patricia.marques@prp.pt

Para mais informações:

Os intermediários nacionais em cada Estado-Membro são os seguintes:

Áustria: KFV Kuratorium für Verkehrssicherheit
Bélgica: Vias institute
Bulgária: Road Safety Institute Bulgaria
Croácia: Croatian Automobile Club (Hrvatski Autoklub – HAK)
Chipre: Cyprus Automobile Association
República Checa: Transport Research Centre (Centrum dopravního výzkumu – CDV)
Dinamarca: To be confirmed
Estónia: Estonian Driving School Association
Finlândia: Liikenneturva
França: Association Prévention Routière (APR)
Alemanha: a confirmar
Grécia: Road Safety Institute Panos Mylonas
Hungria: Institute for Transport Sciences (Közlekedéstudományi Intézet – KTI)
Irlanda: Road Safety Authority (RSA)
Itália: UNASCA – National Union of Driving Schools and Automobile Advisory Agencies
Letónia: Latvian Automotive Club
Lituânia: Association of Lithuanian Automobilists
Luxemburgo: Sécurité Routière Luxembourg
Malta: Transport Malta – Malta Road Safety Council
Polónia: Motor Transport Institute (Instytut Transportu Samochodowego – ITS)
Portugal: Prevenção Rodoviária Portuguesa
Roménia: Automobil Clubul Roman
Eslováquia: a confirmar
Eslovénia: Zavod Vozim
Espanha: Fundación MAPFRE
Suécia: Swedish Abstaining Motorists’ Association (Motorförarnas Helnykterhetsförbund – MHF)
Países Baixos: Interpolis

De modo a apoiar plenamente as oportunidades que poderiam melhorar ações de segurança rodoviária em geral e acelerar a adesão à Carta especificamente, os Centros Nacionais vão disponibilizar aos membros orientações sobre como fazê-lo e  apoiá-los no estabelecimento de atividades promocionais a nível nacional.

Este ano será importante para a segurança rodoviária pois o mundo reiniciará as suas atividades. Todos esperamos que um dos aspetos positivos da pandemia do coronavírus (COVID-19) seja que a infraestrutura temporária instalada, como ciclovias emergentes e novas zonas pedonais, se tornem permanentes, pois tal ajudará a tornar a mobilidade mais ativa e segura para utentes da estrada vulneráveis ​​. Os governos ao redor do mundo agiram corretamente para reduzir as mortes como resultado do COVID-19 – e as mortes nas estradas devem ser levadas a sério. Então, por que devemos aceitar que o número de mortos nas estradas aumente novamente quando o tráfego voltar? Nenhuma perda de vida é aceitável.

  • encorajar e apoiar associações, escolas, universidades, empresas de todos os tipos e tamanhos e as autoridades locais europeias a tomar medidas para a segurança rodoviária na Europa ;
  • um reconhecimento das contribuições da sociedade civil para a segurança rodoviária ;
  • facilitar aos membros da sociedade civil a aquisição e partilha de conhecimentos sobre questões de segurança rodoviária na União Europeia ;
  • possibilitar um verdadeiro diálogo de partilha de experiências e práticas de segurança rodoviária a todos os níveis de governação na União Europeia.

Quer a sua associação já tenha uma experiência sólida ou esteja apenas a iniciar um programa de segurança rodoviária, a Carta Europeia de Segurança Rodoviária está aberta à sua adesão e contribuição para reduzir o número de acidentes rodoviários – tornando as estradas europeias um espaço mais seguro. Descubra como assinar o compromisso e junte-se à comunidade da Carta aqui.

De acordo com os números preliminares divulgados, foram menos 4.000 pessoas que perderam a vida nas estradas da UE em 2020 em comparação com 2019 . Estima-se que 18.800 pessoas morreram em acidentes rodoviários no ano passado, uma queda anual sem precedentes de 17% em 2019. No entanto, foi menos do que as quebras acentuadas nos níveis de tráfego em toda a UE.

Ao longo da década anterior, entre 2010 e 2020, o número de mortos na estrada diminuiu em 36%. Tal ficou aquém da meta de menos 50% de mortes que havia sido estabelecida para aquela década. No entanto, com 42 mortos na estrada por 1 milhão de habitantes, a UE apresenta dados muito favoráveis comparativamente com a média mundial de mais de 180. Com base nos dados preliminares, 18 Estados-Membros registaram o seu número mais baixo de sempre de mortos nas estradas em 2020. Enquanto que os mortos em 2020 cairam em média 17% em relação a 2019, a redução ficou longe de ser uniforme . As maiores reduções (de 20% ou mais) ocorraram  na Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, França, Croácia, Itália, Hungria, Malta e Eslovénia. Em contraste, cinco Estados-Membros (Estónia, Irlanda, Letónia, Luxemburgo e Finlândia) registaram um aumento do número de mortos – embora o número nos países mais pequenos tenda a oscilar de ano para ano.

A Declaração de Estocolmo de fevereiro de 2020 estabeleceu as bases para um maior compromisso político global com a Resolução da Assembleia Geral da ONU sobre segurança no trânsito, proclamando o período de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação para a Segurança Rodoviária. Tal incluía uma nova meta de redução para 2030.  

A este respeito, a UE já havia assumido a liderança e fixado para si uma nova meta de redução de 50% nos mortos – e, pela primeira vez, também feridos graves – até 2030. Isso foi estabelecido no Plano de Ação Estratégico de Segurança Rodoviária da Comissão Europeia e o quadro da políticas de segurança rodoviária na União Europeia 2021-2030 em2018 e 2019.

O plano também estabeleceu planos ambiciosos de segurança rodoviária para atingir zero mortos nas estradas até 2050 – ‘Visão Zero’. Tal incluiu a definição de indicadores-chave de desempenho para estradas mais seguras; veículos seguros; uso seguro da estrada, incluindo velocidade segura, condução sóbria, prevenção de conduzir distraído e uso de cintos de segurança e equipamentos de proteção; e socorro pós-acidente rápido e eficaz.

A Comissária para os Transportes, Adina Vălean, afirmou: ‘ Embora as estradas europeias continuem a ser as mais seguras do mundo, ficámos aquém do nosso objetivo de redução na última década, apesar de uma grande diminuição em 2020. É necessária uma ação concertada para evitar um retorno a níveis pré-COVID -19 . Na nossa Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, reafirmamos o nosso compromisso de implementar a estratégia de segurança rodoviária da UE e de reduzir o número de mortos em todos os modos de transporte para quase zero» .  

Partnerships For Science Education (PAFSE) – 2021-2024

O PAFSE é sustentado num modelo inovador de “open schooling”, tem como epicentro as escolas do 3.º ciclo, e junta parceiros públicos e privados, da academia, da indústria, empresas, start-ups, ONGs, na comunidade escolar, envolvendo em particular os seus alunos e professores, na missão de fazer educação em saúde pública nas comunidades onde vivem e na abordagem aos principais desafios do presente e no futuro. Fá-lo através da ligação de aprendizagens curriculares nas áreas das Ciências, Tecnologia e Matemática a necessidades societais, decorrentes da pandemia por COVID-19, por exemplo, ou a doenças não transmissíveis, como a diabetes ou a obesidade.

O PAFSE é coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública. A Prevenção Rodoviária Portuguesa integra o consórcio do projeto juntamente com a Universidade do Minho, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, o Imstitouto Technologias Ypologistonkai Ekdoseon Diofantos (Grécia), o Panepistimio Ioanninon (Grécia), a Universidade do Chipre e a Universidade IM. Adama Mickiewicza W Poznaniu (Polónia).

  • Criar clusters de educação científica, dentro das escolas, que promovam formas abertas e inovadoras de fornecer aprendizagem em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) para tratar de questões de saúde pública, com base em parcerias entre universidades, centros de pesquisa, museus, organizações da sociedade civil e indústria;
  • Aumentar os níveis de alfabetização científica e preparação ao nível da comunidade, em desafios de saúde pública (por exemplo: epidemias) e introduzir ações de educação STEM para a responsabilidade da comunidade para a próxima geração;
  • Aumentar a competência e o interesse dos alunos em disciplinas STEM e profissões relacionadas à saúde, introduzindo modelos e estratégias educativas participativas usando recursos digitais de código aberto sobre os desafios da saúde pública;
  • Fornecer um ambiente educacional SMART com suporte em uma plataforma web para colaboração e disseminação da experiência de ensino-aprendizagem e produtos educacionais (por exemplo: ferramentas de pesquisa e análise de dados, planos de atividades, grelhas de observação, questionários, bancos de dados, módulos de ensino-aprendizagem, vídeos, e-portfólios, ferramentas de redes sociais) apoiando o desenvolvimento das seguintes competências: gestão de projetos e recolha / análise de evidências;
  • Desenvolver instrumentos para formalizar as parcerias a fim de promover a sustentabilidade e a continuação de abordagens de escolaridade aberta para a educação STEM e preparação da comunidade para além do período de financiamento inicial.

BASELINE – 2020-2022

O objetivo do projeto BASELINE é produzir KPIs (indicadores-chave de desempenho) de segurança rodoviária nos Estados-Membros da UE. Cada país participante disponibilizará entre um e oito KPI nacionais, que são comparáveis entre os países e atendem aos requisitos metodológicos mínimos da Comissão Europeia. Este projeto contribuirá também para um melhor entendimento sobre o sistema de segurança rodoviária, aumentando a capacidade da UE, e em particular nos Estados-Membros que ainda não recolheram e dispõem de dados sobre KPIs, de intervirem e definirem medidas que contribuam para aumentar a segurança rodoviária.

Em Portugal, para além da Prevenção Rodoviária Portuguesa, participam também a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR, líder do consórcio nacional), Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Infraestruturas de Portugal (IP), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

  • Excesso de velocidade;
  • Uso de cintos de segurança e sistemas de retenção para crianças;
  • Uso de capacetes de proteção por ciclistas e veículos de duas rodas motorizados;
  • Condução sob a influência de álcool;
  • Distração por telemóvel;
  • Segurança dos veículos;
  • Infraestrutura;
  • Socorro e emergência.

Road4us – 2020-2021

A Prevenção Rodoviária Portuguesa colaborou com a Association Prévention Routière (Associação de Prevenção Rodoviária Francesa) na criação da plataforma online Road4us.

Depois de identificadas, a nível mundial, as principais causas de acidentes e de comportamentos de risco na estrada, foram criadas ilustrações simples, baseadas em códigos universais, sem texto, de forma a sensibilizar para os riscos rodoviários e incentivar a adoção de bons hábitos e comportamentos seguros na estrada.

As ilustrações, disponível em 7 idiomas, podem ser descarregadas no site do projeto: www.road4us.org.

Be a Hero – 2016-…

O projeto Be a Hero tem como objetivo capacitar as organizações de juventude e trabalhadores envolvidos em projetos com jovens a realizar atividades e ou projetos que tenham como objetivo reduzir a incidência da condução sobre o efeito do álcool entre jovens. Pretende-se sensibilizar os jovens para os efeitos nocivos da condução sob o efeito do álcool, promovendo a adoção de comportamentos seguros através da realização de formações, visitas de estudo, eventos de multiplicação, seminários, etc.

A Prevenção Rodoviária Portuguesa integra o consórcio do projeto juntamente com as instituições VOZIM e Zavod Mladinska da Eslovénia, Responsible Young Drivers e TOP-25 EUROPE da Bélgica e a Associação Educativa Nacional de Inclusão e Inovação nas Escolas de Portugal.

EU Road Safety Exchange – 2019-2021

Este projeto visa promover o intercâmbio de experiências e conhecimento em áreas específicas da segurança rodoviária na UE. É um projeto a três anos (2019-2021) que apoia a capacidade institucional e o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas sobre tópicos de segurança rodoviária entre os Estados-Membros da UE. O projeto concentra-se em seis Estados-Membros identificados como tendo o maior potencial para alcançar melhorias significativas na segurança rodoviária, entre os quais Portugal.

No centro do projeto, há uma série de atividades, através das quais os especialistas e profissionais em segurança rodoviária da UE partilham estratégias e políticas eficazes de segurança rodoviária com seus parceiros dos Estados-Membros selecionados. As atividades incluirão workshops temáticos, seminários online, visitas de estudo e um seminário de boas práticas em Bruxelas.

REVIVE – 2018-2020

O objetivo do projeto REVIVE é mapear as boas práticas do Serviço Médico de Emergência (EMS) e do Serviço de Resgate e Incêndio (RFS) na UE28 e colocar o EMS e o RFS nas agendas políticas nacionais e europeias. O projeto REVIVE visa melhorar a resposta pós-acidente fornecida pelo EMS e RFS, a fim de mitigar as consequências dos acidentes rodoviários.

Um dos principais resultados do projeto é a criação de uma rede internacional de especialistas, investigadores e profissionais na área da emergência e socorro. Por fim, o projeto REVIVE contribuirá para promover a necessidade de uma ação à escala da UE para responder de forma mais eficiente aos ferimentos graves resultantes de acidentes rodoviários.

A PRP colaborou, participou e contribuiu para o desenvolvimento do projeto e articulou e geriu as participações e colaborações dos especialistas nacionais que representaram o INEM e a Proteção Civil nos trabalhos realizados.

Sober Mobility Across Road Transport (SMART) – 2017-2019

O objetivo do Projeto SMART é abordar as principais questões relacionadas com o álcool e a condução e continuar as atividades de promoção do ETSC (Conselho Europeu de Segurança dos Transportes), tanto a nível da UE como dos Estados-Membros, para reduzir o número de mortes relacionadas com o álcool e condução.

No âmbito do projeto SMART, a Prevenção Rodoviária Portuguesa organizou uma conferência internacional em 2019 que abordou a fiscalização, os limites de álcool no sangue, os programas que envolvem os interlocks, as campanhas de sensibilização e os programas de reabilitação, que são algumas das medidas adotadas em toda a Europa para combater o problema da condução sob o efeito de álcool.

Campaigns and Awareness Raising Strategies in Traffic Safety (CAST) – 2006-2009

O projeto CAST (Campaigns and Awareness-Raising Strategies) foi um projeto financiado pela Comissão Europeia para responder à necessidade de aumentar a segurança nas estradas através de campanhas eficazes de segurança rodoviária. O CAST foi executado entre 2006 e 2009 por um consórcio de 19 instituições europeias, entre as quais a Prevenção Rodoviária Portuguesa, coordenado pelo Instituto Belga de Segurança Rodoviária (IBSR-BIVV).

No âmbito do CAST foram criadas ferramentas para projetar e avaliar campanhas de segurança rodoviária. As diversas ferramentas (ver links à esquerda) fornecem diretrizes detalhadas para projetar, implementar e avaliar uma campanha de comunicação de segurança rodoviária, com base literatura existente e nos novos resultados produzidos pelo projeto CAST.

Social Attitudes to Road Traffic Risk in Europe (SARTRE) – 1991-2010

O projeto SARTRE (Social Attitudes to Road Traffic Risk in Europe) teve como objetivo recolher informação sobre mobilidade, atitudes, opiniões e comportamentos autodeclarados de utentes da estrada de diversos países europeus. A utilização do mesmo questionário e da mesma metodologia de recolha de dados permitiu construir indicadores de desempenho de segurança comparáveis entre os vários países participantes.

A primeira edição decorreu em 1991/1992 (SARTRE 1) com a aplicação do questionário a amostras representativas da população de 15 países europeus. Seguiram-se 3 edições em 1996 (SARTRE 2), 2002 (SARTRE 3) e 2010 (SARTRE 4).

A Prevenção Rodoviária Portuguesa integrou o consórcio do SARTRE na edição de 1996 (SARTRE 2).