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Projetos
A PRP privilegia a participação em projetos de investigação com instituições nacionais e internacionais que promovem a produção e partilha de conhecimento na área da sinistralidade rodoviária, bem como a aplicação das melhores práticas que levem à redução da sinistralidade rodoviária.
Partnerships For Science Education (PAFSE) – 2021-…
O PAFSE é sustentado num modelo inovador de “open schooling”, tem como epicentro as escolas do 3.º ciclo, e junta parceiros públicos e privados, da academia, da indústria, empresas, start-ups, ONGs, na comunidade escolar, envolvendo em particular os seus alunos e professores, na missão de fazer educação em saúde pública nas comunidades onde vivem e na abordagem aos principais desafios do presente e no futuro. Fá-lo através da ligação de aprendizagens curriculares nas áreas das Ciências, Tecnologia e Matemática a necessidades societais, decorrentes da pandemia por COVID-19, por exemplo, ou a doenças não transmissíveis, como a diabetes ou a obesidade.
O PAFSE é coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública. A Prevenção Rodoviária Portuguesa integra o consórcio do projeto juntamente com a Universidade do Minho, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, o Imstitouto Technologias Ypologistonkai Ekdoseon Diofantos (Grécia), o Panepistimio Ioanninon (Grécia), a Universidade do Chipre e a Universidade IM. Adama Mickiewicza W Poznaniu (Polónia).
BASELINE – 2020-…
O objetivo do projeto BASELINE é produzir KPIs (indicadores-chave de desempenho) de segurança rodoviária nos Estados-Membros da UE. Cada país participante disponibilizará entre um e oito KPI nacionais, que são comparáveis entre os países e atendem aos requisitos metodológicos mínimos da Comissão Europeia. Este projeto contribuirá também para um melhor entendimento sobre o sistema de segurança rodoviária, aumentando a capacidade da UE, e em particular nos Estados-Membros que ainda não recolheram e dispõem de dados sobre KPIs, de intervirem e definirem medidas que contribuam para aumentar a segurança rodoviária.
Em Portugal, para além da Prevenção Rodoviária Portuguesa, participam também a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR, líder do consórcio nacional), Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Infraestruturas de Portugal (IP), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
European Road Safety Charter – 2021-…
Carta Europeia de Segurança Rodoviária
A Carta Europeia de Segurança Rodoviária, liderada pela Comissão Europeia, é a maior plataforma da sociedade civil em matéria de segurança rodoviária. Até o momento, mais de 4.000 entidades públicas e privadas comprometeram-se com a Carta e realizaram ações e iniciativas de segurança rodoviária dirigidas aos seus associados, funcionários e restante da sociedade civil. Juntas, essas várias entidades formam uma comunidade na qual os membros podem partilhar os seus conhecimentos e ações, inspirando e aprendendo uns com os outros.
A comunidade diversificada de membros da Carta é composta por empresas, associações, autoridades locais, instituições de pesquisa, universidades e escolas. Todas as entidades envolvidas recebem genuíno reconhecimento e podem usar o nosso site como uma plataforma para partilhar os seus conhecimentos e ações, permitindo que outros aprendam e sejam inspirados.
A Prevenção Rodoviária Portuguesa é a representante nacional da Carta Europeia de Segurança Rodoviária.
E-Survey on Road Users’ Attitudes (ESRA) – 2015-…
Publicações em Português:
O E-Survey of Road Users’ Attitudes (ESRA) foi lançado em 2015 com o objetivo de colmatar a falta de dados sobre o desempenho da segurança rodoviária comparáveis a nível internacional. Na base do ESRA está um questionário aplicado online, usando amostras representativas da população adulta dos países participantes. O questionário inclui temas como comportamentos autodeclarados, perceção de risco, apoio a medidas legais ou atitudes perante comportamentos de risco no trânsito. São abordados os principais tópicos de segurança rodoviária (condução sob o efeito de álcool, drogas e medicação; velocidade; distração; fadiga; e sistemas de proteção) nos principais grupos de utentes da estrada (condutores e passageiros de automóveis, condutores de duas rodas a motor, ciclistas e peões).
Na sua primeira edição (ESRA1), realizada entre 2015 e 2017, o ESRA abrangeu quase 40.000 utentes da estrada de 38 países de todo o mundo. Na segunda edição (ESRA2), realizada entre 2018 e 2020, foram recolhidos dados de mais de 45.000 utentes da estrada de 48 países. A Prevenção Rodoviária Portuguesa integra o grupo de gestão do projeto desde o início, tendo suportado a recolha de dados em Portugal em ambas as edições do ESRA.
Road4us – 2020-2021
A Prevenção Rodoviária Portuguesa colaborou com a Association Prévention Routière (Associação de Prevenção Rodoviária Francesa) na criação da plataforma online Road4us.
Depois de identificadas, a nível mundial, as principais causas de acidentes e de comportamentos de risco na estrada, foram criadas ilustrações simples, baseadas em códigos universais, sem texto, de forma a sensibilizar para os riscos rodoviários e incentivar a adoção de bons hábitos e comportamentos seguros na estrada.
As ilustrações, disponível em 7 idiomas, podem ser descarregadas no site do projeto: www.road4us.org.
LEARN – 2018-…
O objetivo principal do projeto LEARN é melhorar a qualidade da educação rodoviária e mobilidade na Europa, através da criação de um manual para especialistas que contém diretrizes de boas práticas para desenhar, testar, implementar e avaliar medidas educativas. Com o projeto pretende-se contribuir para o enriquecimento da comunidade internacional de especialistas em educação rodoviária, estabelecendo uma Plataforma Europeia de Educação rodoviária e mobilidade, além de organizar seminários anuais em toda a Europa.
Em particular, este projeto visa produzir um relatório sobre o estado da educação rodoviária e da mobilidade na Europa; produzir um manual com diretrizes de boas práticas para projetar, testar, implementar e avaliar medidas educativas; disponibilizar uma plataforma com recursos educativos para especialistas; desenvolver seminários de educação.
A Prevenção Rodoviária Portuguesa faz parte do consórcio internacional liderado pelo ETSC, Fundación MAPFRE e VSV.
Be a Hero – 2016-…
O projeto Be a Hero tem como objetivo capacitar as organizações de juventude e trabalhadores envolvidos em projetos com jovens a realizar atividades e ou projetos que tenham como objetivo reduzir a incidência da condução sobre o efeito do álcool entre jovens. Pretende-se sensibilizar os jovens para os efeitos nocivos da condução sob o efeito do álcool, promovendo a adoção de comportamentos seguros através da realização de formações, visitas de estudo, eventos de multiplicação, seminários, etc.
A Prevenção Rodoviária Portuguesa integra o consórcio do projeto juntamente com as instituições VOZIM e Zavod Mladinska da Eslovénia, Responsible Young Drivers e TOP-25 EUROPE da Bélgica e a Associação Educativa Nacional de Inclusão e Inovação nas Escolas de Portugal.
EU Road Safety Exchange – 2019-2021
Este projeto visa promover o intercâmbio de experiências e conhecimento em áreas específicas da segurança rodoviária na UE. É um projeto a três anos (2019-2021) que apoia a capacidade institucional e o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas sobre tópicos de segurança rodoviária entre os Estados-Membros da UE. O projeto concentra-se em seis Estados-Membros identificados como tendo o maior potencial para alcançar melhorias significativas na segurança rodoviária, entre os quais Portugal.
No centro do projeto, há uma série de atividades, através das quais os especialistas e profissionais em segurança rodoviária da UE partilham estratégias e políticas eficazes de segurança rodoviária com seus parceiros dos Estados-Membros selecionados. As atividades incluirão workshops temáticos, seminários online, visitas de estudo e um seminário de boas práticas em Bruxelas.
REVIVE – 2018-2020
O objetivo do projeto REVIVE é mapear as boas práticas do Serviço Médico de Emergência (EMS) e do Serviço de Resgate e Incêndio (RFS) na UE28 e colocar o EMS e o RFS nas agendas políticas nacionais e europeias. O projeto REVIVE visa melhorar a resposta pós-acidente fornecida pelo EMS e RFS, a fim de mitigar as consequências dos acidentes rodoviários.
Um dos principais resultados do projeto é a criação de uma rede internacional de especialistas, investigadores e profissionais na área da emergência e socorro. Por fim, o projeto REVIVE contribuirá para promover a necessidade de uma ação à escala da UE para responder de forma mais eficiente aos ferimentos graves resultantes de acidentes rodoviários.
A PRP colaborou, participou e contribuiu para o desenvolvimento do projeto e articulou e geriu as participações e colaborações dos especialistas nacionais que representaram o INEM e a Proteção Civil nos trabalhos realizados.
Sober Mobility Across Road Transport (SMART) – 2017-2019
O objetivo do Projeto SMART é abordar as principais questões relacionadas com o álcool e a condução e continuar as atividades de promoção do ETSC (Conselho Europeu de Segurança dos Transportes), tanto a nível da UE como dos Estados-Membros, para reduzir o número de mortes relacionadas com o álcool e condução.
No âmbito do projeto SMART, a Prevenção Rodoviária Portuguesa organizou uma conferência internacional em 2019 que abordou a fiscalização, os limites de álcool no sangue, os programas que envolvem os interlocks, as campanhas de sensibilização e os programas de reabilitação, que são algumas das medidas adotadas em toda a Europa para combater o problema da condução sob o efeito de álcool.
Campaigns and Awareness Raising Strategies in Traffic Safety (CAST) – 2006-2009
O projeto CAST (Campaigns and Awareness-Raising Strategies) foi um projeto financiado pela Comissão Europeia para responder à necessidade de aumentar a segurança nas estradas através de campanhas eficazes de segurança rodoviária. O CAST foi executado entre 2006 e 2009 por um consórcio de 19 instituições europeias, entre as quais a Prevenção Rodoviária Portuguesa, coordenado pelo Instituto Belga de Segurança Rodoviária (IBSR-BIVV).
No âmbito do CAST foram criadas ferramentas para projetar e avaliar campanhas de segurança rodoviária. As diversas ferramentas (ver links à esquerda) fornecem diretrizes detalhadas para projetar, implementar e avaliar uma campanha de comunicação de segurança rodoviária, com base literatura existente e nos novos resultados produzidos pelo projeto CAST.
Social Attitudes to Road Traffic Risk in Europe (SARTRE) – 1991-2010
Publicações:
- SARTRE 4 – European road users’ risk perception and mobility – The SARTRE 4 survey
- SARTRE 3 – European Drivers and Road Risk – Part 1 – Report on principle analyses
- SARTRE 3 – European Drivers and Road Risk – Part 2 – Report on in-depth analyses
- SARTRE 2 – The attitude and behaviour of European car drivers to road safety
- SARTRE 1 – Social Attitudes to Road Traffic Risk in Europe
O projeto SARTRE (Social Attitudes to Road Traffic Risk in Europe) teve como objetivo recolher informação sobre mobilidade, atitudes, opiniões e comportamentos autodeclarados de utentes da estrada de diversos países europeus. A utilização do mesmo questionário e da mesma metodologia de recolha de dados permitiu construir indicadores de desempenho de segurança comparáveis entre os vários países participantes.
A primeira edição decorreu em 1991/1992 (SARTRE 1) com a aplicação do questionário a amostras representativas da população de 15 países europeus. Seguiram-se 3 edições em 1996 (SARTRE 2), 2002 (SARTRE 3) e 2010 (SARTRE 4).
A Prevenção Rodoviária Portuguesa integrou o consórcio do SARTRE na edição de 1996 (SARTRE 2).