Jovens e Mobilidade Suave: Novo estudo revela preferência por
Capacete e Seguro Obrigatórios para Bicicletas e Trotinetas 

O mais recente estudo do Observatório ACP sobre “Jovens e Mobilidade Suave” trouxe à tona dados interessantes sobre a perceção dos jovens em relação ao uso de bicicletas e trotinetas. Este estudo destaca a crescente preocupação com a segurança e a regulamentação destes meios de transporte, cada vez mais populares nas áreas urbanas.

Capacete: Uma Necessidade Urgente Segundo os Jovens

De acordo com o estudo, 86% dos jovens inquiridos considera que o uso de capacete deveria ser obrigatório ao andar de bicicleta ou trotineta. Esta percentagem é especialmente significativa entre os homens, com idades entre os 25 e os 34 anos, e com formação superior. A preocupação com a segurança pessoal e a prevenção de acidentes graves parece ser o principal motivador desta opinião.

Seguro para Bicicletas e Trotinetas: Uma Exigência Emergente

Além do capacete, 66% dos jovens inquiridos defendem a obrigatoriedade de um seguro para a utilização de bicicletas e trotinetas. Esta opinião é mais prevalente entre os homens, especialmente na faixa etária dos 30 aos 34 anos. A obrigatoriedade de um seguro visa garantir a cobertura de eventuais danos e responsabilidades, refletindo uma preocupação crescente com a segurança e a responsabilidade cívica.

Propriedade e Utilização de Bicicletas e Trotinetas

O estudo também revelou que 52% dos jovens possui uma bicicleta ou trotineta. No entanto, homens entre os 25 e os 34 anos que vivem em áreas urbanas são os que mais frequentemente indicam não possuir estes meios de transporte. Este dado sugere uma possível correlação entre a disponibilidade de transportes públicos e a posse de meios de mobilidade suave.

Aluguer e Partilha de Bicicletas e Trotinetas

A utilização de serviços de aluguer e partilha de bicicletas ou trotinetas é relativamente baixa, com apenas 28% dos jovens inquiridos a recorrer a estes serviços. A faixa etária que mais utiliza estes serviços é a dos 20 aos 24 anos, residentes na região de Lisboa e em cidades com uma ampla oferta de transportes públicos. Este dado pode indicar que a oferta de serviços de mobilidade partilhada ainda não é suficientemente atraente ou acessível para a maior parte da população jovem.

Sentimento de Segurança

No que diz respeito à segurança, a maioria dos utilizadores de bicicletas e trotinetas sente-se segura ao utilizar estes meios de transporte. Este sentimento de segurança é mais forte entre as mulheres jovens das regiões Centro e Lisboa, com idades entre os 20 e os 24 anos.

No entanto, apenas 31% dos jovens inquiridos considera que os utilizadores de bicicletas ou trotinetas têm comportamentos seguros na maioria das vezes. Este dado ressalta a necessidade de uma maior educação e sensibilização para comportamentos seguros na estrada.

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