O Fórum Internacional de Transportes (ITF) publicou um novo relatório intitulado “Micromobilidade mais segura”, de coautoria de George Yannis, Virginia Petraki e Philippe Crist. Este Relatório examina os aspetos de segurança associados ao uso crescente de trotinetas elétricas e outras formas de micromobilidade nas cidades.
O Relatório considera um conjunto abrangente de recomendações alinhadas com a Abordagem de Sistema Seguro, para tornar seguro o tráfego urbano com micromobilidade, incluindo no traçado das vias, na conceção e operação dos veículos, na educação dos utentes e na aplicação de regras. Também questiona se uma mudança para a micromobilidade pode trazer potenciais benefícios globais para a segurança rodoviária.
A micromobilidade está a tornar-se mais segura (por quilómetros percorridos), mas o aumento de lesões graves causadas por acidentes com trotinetas elétricas é motivo de preocupação.
O documento resume uma análise da base de dados atual das tendências e riscos mais recentes em matéria de segurança da micromobilidade. Fornece recomendações de segurança tanto para as autoridades como para os operadores de micromobilidade, em conformidade com a abordagem do Sistema Seguro.
Baseia-se num relatório técnico abrangente escrito pelos mesmos autores. O relatório técnico contém informações mais detalhadas e uma lista completa de referências para todos os dados e conclusões desta publicação.
Implementar um limite de velocidade de 30 km/h (ou menos) em zonas com elevada utilização de veículos de micromobilidade.
A publicação conclui que a entrada de veículos de micromobilidade nas cidades trouxe novos desafios para a segurança rodoviária. Esta transformação coincide com uma crescente preocupação pública em torno do aumento dos acidentes relacionados com a micromobilidade e da sua gravidade, no entanto e apesar da atenção mediática, os acidentes com micromobilidade representam uma percentagem reduzida do total de acidentes.
Os autores identificaram e caracterizaram a sinistralidade referente a este tipo de mobilidade:
Características dos acidentes:
- A maioria dos acidentes são com um único veículo e de baixa gravidade.
- Colisões com veículos maiores podem levar a lesões mais graves.
- A maioria dos acidentes resulta em ferimentos leves.
- Lesões graves e fatais são raras.
- A circulação com trotinetas elétricas apresenta maior risco de lesões na cabeça, face e pescoço.
Risco de acidentes:
- O risco de acidentes de trotinetas elétricas diminuiu em alguns países.
- Dados sobre acidentes com trotinetas elétricas de uso privado são limitados.
- São necessários mais e melhores dados de modo a estimar com mais precisão o risco de acidentes.
Causas dos acidentes:
- Quedas e colisões com objetos são as causas mais comuns de acidentes.
- Colisões com veículos motorizados de maior envergadura podem ser fatais.
- Circular à noite, sob a influência de drogas ou álcool, em faixas de trânsito ou calçadas, e em más condições de pavimento aumenta o risco de acidentes.
- A baixa taxa de utilização de capacetes contribui para a gravidade das lesões.
- O design do veículo influencia na ocorrência e gravidade dos acidentes.
Lesões:
- Em caso de acidentes com trotinetas elétricas estas podem causar lesões graves na cabeça, especialmente na face inferior.
- Fraturas nas extremidades superiores e inferiores também são comuns.
- As lesões com trotinetas elétricas são geralmente mais graves do que as com bicicletas convencionais, mas menos graves do que as com bicicletas elétricas.
A segurança da micromobilidade é um desafio complexo que exige um esforço multifacetado, incluindo melhores dados, campanhas de sensibilização, design de veículos mais seguro e infraestrutura adequada. Analisar de forma exaustiva pode ajudar a entender o comportamento do utente e os fatores que originam acidentes (por exemplo, tempo até a colisão, acelerações e desacelerações bruscas, excesso de velocidade, uso de capacete, etc.). O modelo e a tecnologia podem contribuir para o desenvolvimento de melhores métodos de análise de segurança.
Recomendações:
- A micromobilidade está a tornar-se mais segura. Mas, o aumento de feridos graves em acidentes com trotinetas elétricas é motivo de preocupação. No geral, o risco de acidente com trotinetas elétricas partilhadas está a diminuir, já que o seu uso aumenta mais rápido do que as lesões associadas.
- Infraestrutura segura e design de veículos são importantes. A tónica no comportamento dos condutores deste tipo de veículos e no equipamento de segurança deve ser complementada por uma melhor infraestrutura e por uma melhor conceção dos veículos – especialmente para as trotinetas elétricas.
- O reforço das políticas existentes melhora a segurança. As medidas de segurança rodoviária também tornam a micromobilidade mais segura – moderar as velocidades, assegurar formação aos utentes da estrada e aplicar as regras contra a condução sob influência de álcool, drogas e medicamentos também no que à micromobilidade diz respeito.
Leia mais sobre a temática das Trotinetas
Conheça a realidade de outros países da Europa sobre as trotinetas