A velocidade é uma das formas de condução perigosa mais “aceites” na UE. Os resultados do inquérito ESRA mostraram que em 2018, 56% dos condutores europeus de automóveis conduziram deliberadamente a uma velocidade superior ao limite de velocidade em zonas urbanas, pelo menos uma vez durante o mês anterior (67% em estradas fora das localidades e 62% nas autoestradas).

Não são apenas os jovens e os homens que conduzem geralmente a maiores velocidades, também os condutores que circulam em trabalho fazem-no a velocidades superiores às dos outros condutores que se deslocam por outros motivos. Mas nem todos os motivos para o excesso de velocidade são propositados.

Existem cinco motivações principais:

  • Igualar a sua velocidade de circulação à velocidade do tráfego circundante;
  • Estar com pressa;
  • Gostar de conduzir rápido;
  • Quebrar o tédio/monotonia da viagem;
  • Não ter consciência de que circula com excesso de velocidade.

Na Europa, 10 a 15% de todos os acidentes são causados ​​por excesso de velocidade e 30% desses acidentes são fatais

Na Europa, 10 a 15% de todos os acidentes são causados ​​por excesso de velocidade e 30% desses acidentes são fatais. Quando analisamos esses acidentes, vemos que a gravidade do acidente aumenta exponencialmente acima dos 50km/h. Para efeito de comparação, um peão que seja atropelado por um carro a 65km/h tem quatro vezes mais probabilidade de morrer quando comparado a um atropelamento a 50km/h.

Assim sendo, ao reduzir-se a velocidade média em 1km/h em todas as estradas da UE salvar-se-iam mais de 2.000 vidas por ano.

Redução da velocidade média em 1km/h em todas as estradas da UE salvaria mais de 2.000 vidas por ano

Existem várias formas de combater o excesso de velocidade, tais como incidir numa maior fiscalização e criar limites de velocidade mais adequados. Combinado a uma boa infraestrutura rodoviária e veículos que não promovam a condução em excesso de velocidade é o caminho a percorrer. Por último, mas não menos importante, está uma aposta na educação rodoviária e particularmente sobre os riscos associados ao excesso de velocidade. Os jovens tendem a ser os mais suscetíveis a comportamentos de risco e educá-los mostrando os riscos da velocidade durante a sua educação pode ajudá-los a perceber o real perigo que a velocidade pode representar.