novas recomendações de segurança para trotinetas

ETSC e PACTS propõem uniformidade de regras e recomendações de segurança para trotinetas a nível europeu

Limite de velocidade de origem de até 20 km/h, rodas de dimensões superiores, proibição da circulação com passageiros e da circulação nos passeios, capacetes obrigatórios e idade mínima para circulação de 16 anos. Estas são algumas das recomendações do novo relatório sobre padrões técnicos mais seguros para trotinetas e regras de uso de trotinetas mais seguras na Europa, publicadas pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ETSC) e pelo Conselho Consultivo Parlamentar para a Segurança nos Transportes do Reino Unido (PACTS).

O relatório é uma resposta ao rápido crescimento do uso de trotinetas nos últimos cinco anos e ao respetivo aumento da sinistralidade rodoviária associada a estes meios de transporte, com base nos dados disponíveis, estudos hospitalares, testes de segurança nos veículos e pesquisas/investigações de toda a Europa.

O quadro regulamentar para trotinetas está atualmente repleto de variações consideráveis ​​entre os vários países da Europa, desde as regras sobre idade mínima, potência e velocidade máximas, uso de capacetes e outros aspetos. Os autores do relatório gostariam de ver padrões técnicos comuns para trotinetas e recomendações para seu uso homogeneizados tanto quanto possível.

Dinamarca, Alemanha, Itália, Noruega, Suécia e Suíça legislaram um limite máximo de velocidade definido de origem de 20 km/h.

Entre as recomendações do ETSC e PACTS estão:

  • Idade mínima do condutor de 16 anos ou um limite de idade alinhado com a idade mínima para conduzir um ciclomotor;
  • Capacetes obrigatórios, alinhados com as regras vigentes na Dinamarca, Finlândia, Grécia e Espanha. Sete outros países europeus exigem que as crianças usem capacetes;
  • Proibição de circular com passageiros, nos passeios, enquanto manuseia o telemóvel e sob a influência de álcool ou drogas;
  • Um limite de velocidade definido de origem de 20 km/h, alinhado com as regras atuais na Dinamarca, Alemanha, Itália, Noruega, Suécia e Suíça, bem como um limite de potência de 250W;
  • Medidas anti-adulteração para evitar o uso de velocidades inseguras;
  • Tamanho mínimo da roda de 30,5 cm;
  • Travões dianteiros e traseiros independentes, luzes, indicadores e um dispositivo de aviso sonoro.

Embora o relatório em si seja limitado a requisitos técnicos e regras para condutores de trotinetas, o ETSC aponta que muitas destas recomendações incidem em melhorias de segurança para utentes vulneráveis ​​da estrada, como limites de velocidade de 30 km/h, separação física das ciclovias, zonas de baixo tráfego e maior fiscalização beneficiarão todos os utentes da estrada, incluindo os condutores de trotinetas.

“As trotinetas são agora uma visão comum nas cidades europeias, mas infelizmente também a gravidade da sinistralidade dos seus condutores nos hospitais. Para romper a relação entre o aumento do número desses veículos e o aumento do número de feridos, precisamos de algumas medidas sensatas para manter estes condutores e os outros utentes da estrada seguros. 

“As trotinetas podem desempenhar um papel nas cidades sustentáveis ​​do Futuro, que devem priorizar a segurança dos utentes vulneráveis ​​da estrada, ao potenciar o uso de modos de transporte que apresentam um menor risco para os outros utentes da estrada comparativamente a veículos ligeiros e pesados de passageiros e mercadorias.”  

“Portanto, embora pensemos que as trotinetas devam andar a uma velocidade segura e que os seus utilizadores usem capacetes, também é responsabilidade das cidades implementar um tipo de ambiente rodoviário seguro, com uma rede de ciclovias separadas e limites de velocidade, tal é essencial para uma maior segurança de todos.”

Antonio-Avenoso-ETSCAntonio Avenoso, Diretor Executivo do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes

“Estamos muito satisfeitos por trabalhar com o ETSC neste relatório. As trotinetas são uma nova opção de mobilidade nas cidades da Europa. Em muitos países, as regulamentações ainda estão em atualização. O PACTS e o ETSC definiram as principais implicações na segurança de condutores e peões bem como os regulamentos básicos necessários para uma utilização segura destes meios de transporte.”

David Davies, Diretor Executivo do PACTS

Para uma visão geral sobre as regras atuais das trotinetas na Europa, consulte: https://docs.google.com/spreadsheets/d/14oxJ4KOWbrTsRFYeNGQb65GHtTniQ0Ob1d5QqC4SKT8/