À medida que a compra e o uso de trotinetas continuam a crescer significativamente em toda a Europa, vários governos olham novamente para as regras que regem a sua utilização.

Na Finlândia, em acordo com o governo, os operadores de trotinetas partilhadas concordaram em limitar as velocidades dos veículos para 20 km/h e 15 km/h à noite.

Na Áustria e em Itália discute-se também a limitação da velocidade máxima das trotinetas a 20 km/h.

À medida que a compra e o uso de trotinetas continuam a crescer significativamente em toda a Europa, vários governos olham novamente para as regras que regem a sua utilização.

Na cidade de Paris, algumas zonas mais centrais estão a limitar a velocidade das trotinetas partilhadas a 10 km/h.

Na Irlanda, onde as trotinetas elétricas podem ser legalizadas pela primeira vez, as velocidades serão limitadas a 25 km/h, mas as autoridades locais terão poderes para exigir uma velocidade mais baixa de 20 km/h.

Na Bélgica,o instituto VIAS, apoia a implementação de uma idade mínima de 16 anos para os condutores de trotinetas. Na Áustria, o KFV também quer que a idade mínima aumente dos atualmente 12, para 14 anos.

Vários países europeus têm limitado as velocidades de circulação das trotinetas bem como definido uma idade mínima de utilização destes veículos.

A Comissão Europeia está a analisar as trotinetas e a micromobilidade em geral, com diretrizes de utilização em consideração atualmente. As normas técnicas estão também a ser consideradas sob possíveis planos de padronização ou aprovação de tipo para determinadas categorias de dispositivos.