Início | Prevenção Rodoviária | Cinto de Segurança

Cinto de Segurança

O cinto de segurança é o único equipamento, que em caso de acidente, permite reter os ocupantes dum veículo nos seus lugares permitindo evitar ou reduzir a gravidade de traumatismos, prevenir a ejeção e manter a consciência para atuar após o embate. Use sempre o cinto de segurança! Mesmo quando viaja no banco de trás.

  • Com cinto de segurança, existem possibilidades de sobrevivência a um embate até 100 km/h.
  • Sem cinto de segurança o risco de morte em acidente existe a partir de um embate a 20 km/h.
  • O cinto de segurança oferece uma resistência muito superior à força humana;
  • Numa colisão, o cinto de segurança evita traumatismos, impede a ejeção do veículo e permite que os ocupantes fiquem conscientes;
  • O conjunto dos sistemas de segurança (limitador de força, airbag…) permite também amortecer a desaceleração. Porque, no interior do nosso corpo, os órgãos também sofrem grandes tensões.

Perguntas & Respostas: Cinto de Segurança

Certifique-se que o cinto de segurança passa pelo meio do peito, por cima do externo, e que a parte superior do cinto de segurança pousa sobre o ombro, sem causar fricção no pescoço, podendo para tal ajustar a altura do cinto, na zona do carro de onde o cinto de segurança é puxado. Nunca deixe de usar uma das partes do cinto de segurança, como a parte do ombro ou do colo.

Em caso de acidente, este sistema de retenção assume particular importância na proteção tanto da mãe, como da criança. Contudo, deve ser cuidadosamente colocado, tendo em atenção os seguintes aspetos:
  • certifique-se de que não coloca o cinto de segurança sobre a sua barriga. Deverá colocá-lo por baixo e em torno da barriga, para que, em caso de acidente, o cinto não magoe a criança;
  • assegure-se que o cinto de segurança passa pelo meio do peito, por cima do externo, e que a parte superior do cinto de segurança pousa sobre o ombro, sem causar fricção no pescoço, podendo para tal ajustar a altura do cinto, na zona do carro de onde o cinto de segurança é puxado.

A grávida deve manter o volante a uma distância de 25 centímetros da barriga. Desta forma, contribui para evitar eventuais lesões em caso de embate.

Em veículos dotados de airbag deverá afastar o banco o máximo possível para trás, até ao limite que permita o perfeito contacto com o volante e com os pedais, a verdade é que manter o airbag ativo ao conduzir na gravidez aumenta a probabilidade de proteção do feto, caso ocorra um impacto.
A isenção da obrigação do uso do cinto de segurança não é uma opção da grávida, podendo apenas ser autorizada pela autoridade de saúde, através de um atestado médico, por graves razões de saúde. Alguns profissionais de saúde sugerem (quando possível) cessar a condução no último trimestre de gravidez, sobretudo em automóveis com airbag frontal ativo. É que apesar de este ser um dispositivo de segurança que é uma mais-valia ter ligado, nesta fase de gestação pode aumentar o risco de lesão.

Desde que o veículo possua cintos de segurança a sua utilização é obrigatória, contudo a utilização por parte dos passageiros dos veículos pesados de passageiros é muito baixa.

Apenas 22,1% dos 1.618 passageiros observados utilizavam cinto, dados de um estudo realizado pela PRP.

Sempre que este esteja disponível, use sempre o cinto de segurança!

O seu cão não deve andar livremente no veículo, além de colocar a sua segurança e a dele em causa, é contra a lei (coima que poderá ir de 60 a 600 euros). Aconselhamos três formas seguras de transportar o seu animal de estimação:

Para todos os animais:

  • Uma jaula ou contentor próprio – Evita que os animais se desloquem no carro ou tenham algum comportamento imprevisível que possa distrair o condutor.

Para cães:

  • Cinto de segurança – O cinto de segurança para cães é uma trela que faz a ligação entre o peitoral ou coleira e o local onde se insere o cinto de segurança. Em caso de acidente o peitoral é mais seguro evitando o estrangulamento.
  • Rede ou grelha divisória – Quando transportados na mala do carro, existe uma rede ou grelha que se coloca entre o porta-bagagens e a parte dos bancos traseiros. Evitando que o cão possa ser projetado para a frente.

Cinto de Segurança para cães