Início | Prevenção Rodoviária | Distração
Distração
Distração nos Condutores
Conduzir é uma tarefa que exige da parte do condutor:
- Recolha de informações;
- Análise das informações recolhidas e previsão do que irá acontecer;
- Decisão do que fazer face à análise efetuada;
- Execução das decisões tomadas.
Sempre que desvia os olhos da estrada, a sua atenção e concentração são afetadas e o risco aumenta exponencialmente.
Pegar no telemóvel, marcar um número e sobretudo desenvolver uma conversa exige um conjunto de ações e de partilha de atenção que afeta de forma muito grave a tarefa da condução. Mesmo com sistema de mãos livres, condução e telemóvel são incompatíveis.
As distrações durante a condução levam a um aumento do risco de acidente.
Os condutores que falam ao telemóvel enquanto conduzem têm um risco 4 vezes superior de se envolverem num acidente. (WHO, 2015).
A utilização de sistemas mãos-livres não tem vantagens significativas em relação a falar com o telemóvel na mão, uma vez que a distração cognitiva que provoca (o tipo de distração que mais influencia negativamente a condução) é semelhante à provocada por falar com o telemóvel na mão.
Qualquer distração coloca condutores, passageiros e todos os utentes da estrada em risco.
O risco de acidente de escrever/ler mensagens ou emails, consultar informação na internet, interagir nas redes sociais, consultar agendas ou outra informação durante a condução é 23 vezes superior comparativamente a uma condução sem manuseamento do telemóvel, já que o condutor passa longos períodos sem olhar para a estrada.
Mantenha-se atento na sua condução, colocando os seus sentidos em alertas pois as distrações podem ser fatais!
Um estudo publicado em 2015 no ”Journal of Experimental Psychology”, revela que apenas o aviso das notificações do telemóvel afeta significativamente a atenção na condução. Mesmo sem tocar no telemóvel, a magnitude dos efeitos de distração observados foi comparável àqueles observados quando os usuários manuseavam ativamente um telemóvel.
Distração nos Peões
As distrações alteram a forma como os peões andam, reagem e se comportam.
Enquanto peão, a distração cognitiva causada pela utilização do telemóvel reduz a consciência do que se passa à sua volta, aumenta a probabilidade de comportamentos de risco e consequentemente coloca-o em maior risco de estar envolvido em acidentes.