Equipamento de Proteção
Seja para fazer trajetos longos ou curtos, escolher o equipamento certo é a forma mais correta para zelar pela sua segurança. Afinal de contas, são os únicos equipamentos de segurança que protegem o motociclista das condições atmosféricas, além de minimizarem os danos em caso de acidente ou queda.
Cada motociclista deve adaptar o equipamento à sua morfologia, tipo de condução e motociclo que conduz. Todavia, aconselhamos a utilização do capacete (obrigatório), blusão, calças, luvas e calçado adequado.
A importância do capacete
A escolha do capacete é essencial pois pode salvar-lhe a vida.
Existem vários tipos de capacetes, cada um com várias derivações, ainda que todos possam estar homologados, são os capacetes integrais que oferecem maior proteção.
A cor do capacete assume uma importância fundamental, principalmente para que o motociclista possa ser mais visível, assim aconselhamos que utilize um capacete de cor clara ou mesmo de alta visibilidade.
Recomenda-se trocar de capacete a cada cinco anos, em média.
A homologação permitida por lei em Portugal é a ECE 22 05.
Para verificar se o capacete está homologado deve procurar a etiqueta que se encontra cosida no sistema de fixação do capacete com as seguintes indicações:
- Um círculo à volta da letra «E» seguido por um número que distingue o país que concedeu a homologação (6).
- O número de homologação seguido de um traço seguido da(s) letra(s): – «J» se o capacete não tem proteção maxilar; – «P» se o capacete tem proteção maxilar; – «NP» se o capacete tem proteção não integral de maxilar.
Conselhos de utilização adequada do capacete:
- Não deve estar muito largo nem muito apertado e não deve vibrar;
- Não lhe deve apertar a cabeça em nenhum ponto nem impedir a audição;
- Deve ser confortável de usar durante longos períodos de tempo;
- Deve cobrir a testa até às sobrancelhas e também a nuca, mas a parte rígida do capacete não deve tocar nas costas, quando inclina a cabeça para trás;
- O sistema de fixação deve permitir retirar facilmente o capacete, mesmo usando luvas;
- Deve poder usar óculos de correção ou de sol. No ato da compra, experimente o capacete com óculos, para mais tarde não ser surpreendido;
- Deve ser de cor clara (branco, laranja ou amarelo), para ser mais visível aos outros utentes;
- Deve estar homologado (aprovado), o que se comprova pelas inscrições existentes no capacete;
- Na compra do capacete integral verifique se a viseira não se risca com facilidade e se esta se segura aberta em diversas posições.
Para mais informações consulte o IMT