Project Description

Veículo

Sistemas de segurança obrigatórios nos automóveis

Embora não sendo responsável direto pela redução da sinistralidade rodoviária, o aumento da segurança passiva é, contudo, responsável por uma redução substancial do número de vítimas que ocorre durante (e após) o acidente, incluindo em situações de colisão e capotamento.

É então importante que fique a conhecer os sistemas de segurança que se encontram em vigor atualmente.

Sistemas de segurança obrigatórios nos automóveis que entraram em vigor em 2021

Na luta pela diminuição da mortalidade decorrente de acidentes rodoviários, a União Europeia continua a introduzir políticas para a inclusão de novos sistemas de segurança de série em todos os automóveis novos.

Manutenção do Veículo

Qualquer condutor deve conhecer minimamente o modo como o seu veículo funciona e saber fazer uma inspeção de rotina, ou até uma pequena manutenção preventiva.

Esta inspeção básica passa pela verificação de alguns pontos essenciais e deverá ser efetuada, de preferência, com o motor ainda frio e numa garagem ou numa estação de serviço.

Sendo o elemento que faz a ligação do veículo com a estrada o seu estado de conservação e pressão assume uma importância fundamental.
A profundidade dos sulcos (ranhuras existentes nos pneus) permite escoar a água existente no pavimento. A altura mínima para os veículos ligeiros é de 1.6 mm.

Ao longo do tempo é normal que um pneumático perca ar (pressão), assim, é aconselhado verificar a pressão dos pneumáticos uma vez por mês. Uma pressão desadequada quer por falta quer por excesso, compromete o comportamento do veículo e a sua segurança. Uma pressão adequada permite aumentar a vida útil dos pneumáticos e um menor consumo de combustível.

  • Verifique periodicamente o nível do óleo, através da análise na vareta, faça-o com o motor frio e num local plano;
  • Depois de ter limpo a vareta, volte a colocá-la e retire-a novamente para verificar qual é o nível de óleo;
  • Cumpra os prazos de manutenção indicados pelo fabricante;
  • Utilize o tipo de óleo indicado pelo fabricante;
  • Se a luz de pressão do óleo acender, imobilize de imediato o veículo.

Ao adicionar líquido de refrigeração:

  • Nunca abrir a tampa do reservatório com o motor quente;
  • Abrir lentamente a tampa do reservatório;
  • Aquando da adição do líquido, o motor deverá estar frio;
  • Não ultrapassar o nível máximo indicado no reservatório;
  • Verifique periodicamente o nível do líquido de refrigeração;
  • Tenha extrema atenção ao ponteiro da temperatura ou luz avisadora de excesso de temperatura.

Manter limpos os vidros do automóvel não é somente uma questão estética e de higiene, é acima de tudo uma medida de segurança, já que sujos e embaçados podem atrapalhar muito a visibilidade. Verifique e ateste o nível de água do limpa para-brisas.

Verifique o estado do triângulo de sinalização e a localização bem como o estado do colete de sinalização. Tenha em atenção ainda o funcionamento dos cintos, encostos de cabeça, e no caso de possuir sistemas de retenção de crianças, confira se estão fixados corretamente.