A desatenção é a principal causa de acidentes rodoviários na Áustria. De acordo com o Conselho Austríaco de Segurança Rodoviária (KFV), 35% de todos os acidentes nos últimos cinco anos são devido à distração. E o problema só continua a aumentar, segundo indicam os peritos.

Uma pesquisa com cerca de 1.200 participantes e o atual monitorização de tráfego do KFV de cerca de 10.000 peões e ciclistas sugerem que cada vez mais utentes da estrada circulam desatentos.

“Ocupados de outra forma”

Em comparação com as observações de 2016, a proporção de ciclistas distraídos aumentou de 8% para 17%. No caso dos peões, o Conselho Austríaco observa um aumento de 30% para 37%. Isto significa que um em cada seis ciclistas e mais de um em cada três peões estavam “ocupados de outra forma” ao atravessar uma estrada – peões geralmente distraídos com chamadas telefónicas (14%) ou em conversas com outros peões (dez por cento), ciclistas com chamadas ou a ouvir música (doze por cento).

Nos comportamentos autodeclarados dos condutores entrevistados, a proporção da utilização de dispositivos digitais em particular aumentou acentuadamente – sobretudo, em chamadas com sistemas mãos-livres (2021: 66%, 2016: 50%) e sistemas operacionais de rádio/entretenimento (2021: 61%, 2016: 42%). Houve uma queda nas atividades secundárias, como conversas entre ocupantes do veículo (2021: 64%, 2016: 76%) e distração por pensamentos (2021: 51%, 2016: 71%).

Escrita de mensagens em ascensão

Ler e escrever mensagens de texto como SMS e mensagens do WhatsApp é um comportamento admitido pelos condutores com muito mais frequência do que em 2016 (Leitura 2021: 27%, 2016: 13%; Escrita 2021: 23%, 2016: 7%). Também houve aumento de menções entre peões e ciclistas sobre o uso de dispositivos móveis.

Mais de um sexto de todos os utentes da estrada entrevistados afirmaram que já haviam passado por uma situação perigosa ou um acidente devido à sua própria desatenção ou distração. Quase um terço destes utentes já se encontrou em uma situação de perigo porque outra pessoa estava distraída no trânsito.

“Fazer telefonemas ao volante sem um sistema de mãos-livres aumenta o risco de acidentes para os condutores em cerca de cinco vezes“, alertou Klaus Robatsch, perito de segurança rodoviária do KFV. “Ao escrever mensagens de texto, o perigo aumenta ainda mais 23 vezes“.