Início | Prevenção Rodoviária | Drogas
Drogas
Tratam-se de substâncias que atuam sobre o sistema nervoso central, originando várias alterações de carácter físico ou psíquico que infuenciam negativamente a condução, aumentando o risco de acidente.
A condução sob a influência de drogas é um dos comportamentos que mais compromete a segurança rodoviária. Os efeitos que têm ao nível do sistema nervoso central levam à diminuição de capacidades essenciais para uma condução segura. Provocam também alterações no comportamento dos condutores que os levam a correr mais riscos na estrada.
Estes efeitos fazem com que os condutores que conduzem sob a influência de drogas corram maiores riscos. De acordo com dados do projeto DRUID, o risco de morte ou ferimento grave é 1 a 30 vezes maior em condutores sob a influência de drogas, comparativamente a condutores que não consumiram qualquer substância. Este risco pode aumentar até 200 vezes no caso de consumo combinado de drogas com álcool.
Dados do mesmo projeto estimam que em Portugal, em 2008/2009, cerca de 1 em cada 10 condutores circulavam sob o efeito de substâncias que podem diminuir as capacidades para conduzir em segurança e levar a comportamentos de risco (drogas ilícitas, medicamentos e /ou álcool).







