UE Sinistralida 2024

Portugal continua acima da média europeia em termos de vítimas mortais por milhão de habitantes

A Comissão Europeia divulgou recentemente os dados preliminares sobre a sinistralidade rodoviária em 2024, revelando que cerca de 19.800 vidas foram perdidas nas estradas da União Europeia. Este número representa uma redução de 3% em relação a 2023, o equivalente a menos 600 vítimas mortais. Apesar deste progresso, o ritmo de melhoria continua insuficiente para cumprir a meta de reduzir para metade as mortes nas estradas até 2030.

Diferenças Significativas Entre os Estados-Membros

A taxa de mortalidade rodoviária na UE em 2024 foi de 44 mortes por milhão de habitantes, com grandes disparidades entre os países. Enquanto Suécia (20/milhão) e Dinamarca (24/milhão) continuam a liderar como os países com estradas mais seguras, Roménia (77/milhão) e Bulgária (74/milhão) apresentam as taxas mais elevadas de mortalidade.

Entre os países que mais reduziram a sinistralidade desde 2019, destacam-se:

  • Roménia (-21%)
  • Bélgica (-32%)
  • Lituânia (-35%)

Por outro lado, alguns Estados-Membros registaram um aumento preocupante no número de vítimas mortais, como Estónia (+17%) e Irlanda (+23%).

Quem São as Principais Vítimas dos Acidentes Rodoviários?

Os dados de 2023 indicam que as estradas rurais continuam a ser as mais perigosas, representando 52% das mortes, seguidas pelas zonas urbanas (38%) e autoestradas (9%).

Perfis das Vítimas Mais Frequentes

  • Homens: Representam 77% das vítimas mortais;
  • Idosos (+65 anos): Constituíram 31% das mortes, um aumento face aos 28% de 2019;
  • Jovens (18-24 anos): Apesar de serem apenas 7% da população, representam 12% das mortes.

Tipos de Utilizadores Mais Afetados

  • Ocupantes de automóveis: 44% das mortes;
  • Utilizadores de motociclos e ciclomotores: 20%;
  • Peões: 18%;
  • Ciclistas: 10%.

Nas zonas urbanas, os utentes vulneráveis (peões, ciclistas e utilizadores de mobilidade suave) representam quase 70% das vítimas. O elevado número de colisões entre peões/ciclistas e automóveis ou camiões demonstra a necessidade de reforçar a segurança destes utilizadores.

Portugal na Sinistralidade Rodoviária Europeia

Os números mostram que Portugal continua acima da média da UE em termos de vítimas mortais por milhão de habitantes. Em 2023, o nosso país registou 61 mortes por milhão de habitantes, um valor significativamente superior à média europeia de 46 mortes por milhão. Embora tenha havido uma ligeira redução face a 2022, Portugal ainda está longe dos países com melhor desempenho em segurança rodoviária.

Comparação com Outros Países da União Europeia

A sinistralidade rodoviária na UE apresenta grandes disparidades entre os Estados-Membros. Alguns países, como Espanha e Alemanha, registaram melhorias mais expressivas, enquanto outros, incluindo Portugal, enfrentam desafios persistentes, sobretudo no que diz respeito a comportamentos de risco e infraestruturas.

O Caminho para a Meta de 2030

A UE estabeleceu, em 2018, o objetivo de reduzir para metade as mortes e ferimentos graves nas estradas até 2030 e, a longo prazo, atingir a “Visão Zero” até 2050. Para isso, tem implementado medidas como:

  • Novas regras para cartas de condução e formação obrigatória sobre segurança rodoviária;
  • Melhoria da fiscalização transfronteiriça das infrações rodoviárias;
  • Revisão da legislação de inspeção automóvel para reduzir o número de veículos inseguros nas estradas;
  • Promoção da mobilidade sustentável, integrando a segurança rodoviária em estratégias de transportes urbanos e rurais.