Conselho Europeu de Segurança nos Transportes publicou novo relatório sobre Trotinetas Elétricas
Com o aumento da popularidade das trotinetas elétricas em toda a Europa, a segurança rodoviária deste meio de transporte emergente tornou-se uma prioridade. Em 2024, o relatório “PIN Flash 47” do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes destacou os desafios e as soluções para melhorar a segurança dos utilizadores de trotinetas elétricas, bem como dos outros utentes da estrada.
Dados Preocupantes sobre Acidentes com Trotinetas Elétricas
De acordo com o relatório, em 2022, registaram-se 119 mortes em acidentes envolvendo dispositivos de micromobilidade motorizados, nos 22 países analisados. Em Portugal, embora não se tenham verificado mortes registadas em 2022, o uso crescente destes veículos aumenta o risco de acidentes, especialmente devido à falta de infraestrutura adequada e regulamentação uniforme.
Além das mortes, 5.867 pessoas ficaram gravemente feridas em acidentes que envolveram trotinetas elétricas em 2022. Este número reflete a gravidade das lesões que podem ocorrer devido à instabilidade dos veículos, ao excesso de velocidade e à falta de dispositivos de proteção como capacetes.
Soluções Recomendadas
Para enfrentar os desafios da segurança rodoviária das trotinetas elétricas, o relatório PIN Flash 47 propõe uma abordagem abrangente:
- Regulamentação Uniforme:
- Limitar a velocidade máxima a 20 km/h;
- Exigir o uso obrigatório de capacetes para todos os utilizadores;
- Proibir o uso destes veículos em passeios e introduzir zonas específicas para a sua circulação.
- Infraestruturas Seguras:
- Criar pistas segregadas para bicicletas e trotinetas elétricas;
- Reduzir os limites de velocidade para veículos motorizados em áreas urbanas densas para 30 km/h;
- Requisitos Técnicos para os Veículos:
- Instalar luzes dianteiras e traseiras obrigatórias;
- Garantir sistemas de travagem eficazes e estabilidade aprimorada.
- Educação e Sensibilização:
- Realizar campanhas de segurança rodoviária para aumentar a conscientização sobre os riscos associados ao uso de trotinetas elétricas;
- Implementar programas de formação para utilizadores de dispositivos de micromobilidade.
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