Estradas Rurais

Sinistralidade Rodoviária nas Estradas Rurais Europeias:
Um desafio persistente para a Segurança Rodoviária

As estradas rurais da União Europeia representam um grande desafio para a segurança rodoviária. De acordo com relatório do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, em 2022, mais de 10.600 pessoas perderam a vida nessas vias, que representam mais de 50% das mortes rodoviárias na região. Embora as estradas rurais ofereçam cenários belos e a ideia de liberdade, apresentam riscos elevados devido às elevadas velocidades praticadas, infraestruturas insuficientes e a utilização partilhada por diferentes tipos de veículos e utentes da estrada.

Dados a reter:

  • Mais de 10.600 pessoas morreram nas estradas rurais da UE em 2022;
  • 52% de todas as mortes na estrada ocorrem em estradas rurais;
  • Houve uma redução de 25% nas mortes em estradas rurais na última década;
  • 56% dos mortos em estradas rurais são condutores ou passageiros de automóveis ligeiros;
  • 20% são motociclistas, 9% peões e 8% ciclistas.

Principais Problemas Identificados

As estradas rurais são responsáveis por mais da metade das mortes na estrada, sendo mais perigosas do que as urbanas e autoestradas. Este cenário é influenciado pela partilha das vias por diversos tipos de utentes da estrada: veículos pesados, leves, ciclistas e peões, além de uma fiscalização limitada e infraestrutura de segurança insuficiente.

Entre os utentes mais vulneráveis estão os ciclistas, motociclistas e peões. Cerca de 50% das vítimas de acidentes que envolvem automóveis em estradas rurais pertencem a este grupo. Estas estradas também sofrem com a falta de separação do tráfego que circula em direções opostas e com a ausência de barreiras de proteção lateral, que poderiam salvar vidas no caso de colisões a alta velocidade.

Por que são as Estradas Rurais tão perigosas?

As estradas rurais apresentam riscos específicos que as tornam particularmente perigosas:

  • Altas velocidades combinadas com grande volume de tráfego;
  • Mistura de diferentes tipos de utentes da estrada;
  • Infraestrutura de segurança precária;
  • Baixos níveis de fiscalização.

Medidas de Segurança e Infraestrutura

Uma abordagem eficaz para reduzir mortes inclui melhorar a infraestrutura e gerir a segurança de forma mais rigorosa. A criação de barreiras entre vias de trânsito, vias exclusivas para ciclistas e peões, e a remoção de obstáculos perigosos das laterais das estradas são passos cruciais para tornar estas vias mais seguras.

Além disso, a implementação de limites de velocidade mais seguros e adequados às características da via é fundamental. Estudos mostram que limites adequados, como 70 km/h em estradas sem separador central, reduzem significativamente a taxa de mortalidade. Uma fiscalização mais rigorosa, tanto com patrulhas móveis quanto com câmaras de velocidade, é outro componente essencial para reduzir o excesso de velocidade, que é uma das maiores causas de acidentes graves em estradas rurais.

Medidas Recomendadas para Aumentar a Segurança

O relatório do ETSC apresenta diversas recomendações para melhorar a segurança rodoviária nas estradas rurais:

  • Melhorar a infraestrutura;
    Implementar interseções mais seguras;
  • Separar o tráfego com barreiras centrais;
  • Instalar barreiras laterais, quando necessário;
  • Separar veículos que circulam a velocidades mais elevadas dos restantes;
  • Fiscalização e Limites de Velocidade:
    • Aumentar a fiscalização das regras de trânsito;
    • Implementar limites de velocidade mais seguros (70-80 km/h em vias sem barreira central).
  • Proteção dos Utentes Vulneráveis;
  • Criar infraestrutura separada para ciclistas e peões;
  • Melhorar a acessibilidade do transporte público em áreas rurais;

O Papel da União Europeia

A UE tem um papel importante na melhoria da segurança viária através de legislações como:

  • Diretiva de Gestão da Segurança da Infraestrutura Rodoviária;
  • Definição de Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) para monitorizar o progresso.
Para atingir a meta de Visão Zero — zero mortes na estrada até 2050 —, é necessário um esforço coordenado entre governos e a UE. A criação de uma infraestrutura rodoviária mais segura, limites de velocidade adequados e tecnologias de segurança são os principais pilares para salvar vidas nas estradas rurais da Europa.

Tecnologias e Veículos

A introdução de tecnologias de segurança veicular, como a travagem automática de emergência (AEB) e a assistência inteligente de velocidade (ISA), a partir de 2024, promete uma melhoria significativa na segurança rodoviária. Sistemas de chamadas automáticas de emergência (eCall) também são cruciais em áreas rurais, onde os acidentes podem não ser notados rapidamente por outros condutores.

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