Muitas mortes e lesões causadas por acidentes rodoviários são previsíveis e podem ser evitadas com melhorias na infraestrutura rodoviária, tecnologia dos veículos, comportamento humano, educação e, claro, medidas políticas. No entanto, devido a um potencial custo elevado da implementação de medidas tanto para as autoridades como para os utentes da estrada, e a perceção de que a população é contra as novas medidas, os decisores políticos muitas vezes hesitam em implementá-las no nosso quotidiano. Portanto, o ESRA desenvolveu uma pesquisa para descobrir o apoio público para potenciais novas medidas de segurança rodoviária em 48 países em todo o mundo.

Há duas conclusões principais: as mulheres e os idosos geralmente são mais favoráveis ​​às medidas de segurança rodoviária e as culturas com alto nível de “independência” são menos favoráveis ​​a novas ações.

Se examinarmos mais de perto alguns tipos mais específicos de medidas, descobriremos que as medidas políticas sobre condução sob efeito do álcool são bem recebidas pela maioria dos entrevistados em quase todos os países participantes. Mesmo a medida de tolerância zero, a menos popular para o álcool, recebe apoio de dois terços dos participantes. Outro tipo de medida muito apoiada na Europa é o uso obrigatório de capacete para todos os condutores de ciclomotores e motociclistas: 89,6% é a favor.

89,6% dos europeus entrevistados é a favor do uso obrigatório de capacete para todos os ciclomotoristas e motociclistas

O relatório revela ainda que há uma diferença notável em duas percentagens para o uso de material retrorrefletor em condições de visibilidade reduzida. Na Europa, 85,3% concordam que os ciclistas devem usar esse material enquanto estiverem na estrada, mas apenas 57,7% acreditam que a mesma medida deve ser aplicada aos peões.

Há mais apoio às medidas contra o excesso de velocidade – instalar Assistência Inteligente de Velocidade (ISA) e placas de Alerta Dinâmico de Velocidade em carros novos – nas regiões África 12 (80,5% e 87,0%) e Ásia/Oceânia 9 (77,1% e 79,4%) do que na Europa 24 (60,9% e 67,6%) e América 3 (47,6% e 59,6%).

O nível de apoio também varia entre as faixas etárias por região. Na Europa 24, o apoio do grupo com mais de 65 anos para o ISA (70,1%) e sinais de aviso de velocidade dinâmica (76,4%) é significativamente superior ao de outros grupos etários. Na América 3, há uma tendência semelhante, enquanto na África 12 e Ásia-Oceânia 9 não há essa tendência relacionada à idade. Para ambas as medidas, as taxas de apoio são mais altas entre as mulheres em todas as regiões.

A distração é a causa de muitos acidentes, e vemos que os utentes da estrada estão cientes desse perigo. 34 dos 48 países são a favor da proibição do uso de qualquer tipo de telemóvel por condutores de automóveis (na mão ou em mãos-livres). No entanto, medidas para peões são menos populares; apenas 18 países apoiam a proibição de fones de ouvido ou auriculares para peões. A faixa etária mais jovem (18 a 24) é a menos favorável às medidas contra a distração.

Os jovens dos 18 a 24 anos é a menos favorável às medidas contra a distração

As pesquisas concluem que o nível de apoio público a medidas políticas, a maioria das quais tende a limitar a liberdade pessoal, é maior do que o que é frequentemente assumido pelos políticos. No entanto, ainda é importante que os decisores políticos informem o público sobre a relevância das novas medidas e os benefícios previstos, ao mesmo tempo em que reconhecem que podem haver efeitos colaterais negativos, como limitação de liberdade ou até custos adicionais.