
Europa enfrenta défice crítico de parques de estacionamento seguros para motoristas profissionais
A Comissão Europeia acaba de divulgar um estudo preocupante: a União Europeia tem atualmente uma carência de 390.057 lugares de estacionamento seguros e protegidos para motoristas profissionais. E se nada for feito, esse número poderá ultrapassar os 483.000 até 2040.
Porquê a urgência?
Motoristas de veículos pesados desempenham um papel essencial no funcionamento da economia europeia: transportam mercadorias, abastecem supermercados e garantem a mobilidade de milhões de cidadãos. No entanto, muitos destes profissionais enfrentam diariamente a dificuldade de encontrar um local seguro para descansar.
Apesar de existirem parques de estacionamento com algumas medidas de segurança, grande parte das áreas ainda não está certificada segundo os padrões europeus de segurança para Áreas de Estacionamento Seguras e Protegidas (Safe and Secure Parking Areas – SSPAs). Esta certificação garante que os espaços cumprem os requisitos essenciais de segurança, protegendo tanto os condutores como as suas viaturas e cargas.
Onde está o problema mais grave?
Países como Alemanha, França, Bélgica, Itália e Espanha, que são atravessados por importantes corredores de transporte europeu, registam os maiores défices. Estas regiões são também as mais afetadas por crimes direcionados a motoristas e veículos pesados, como furtos de carga e vandalismo.
O que recomenda o estudo?
Para colmatar esta lacuna de forma rápida e eficaz, o estudo propõe:
- Investimento estratégico na certificação de parques já existentes que cumprem os critérios mínimos;
- Aposta na digitalização e conectividade, facilitando a localização e reserva de espaços pelos motoristas;
- Aceleração da construção de novos parques de estacionamento, com fundos comunitários.
De facto, a Comissão Europeia já está a agir: através do programa Connecting Europe Facility, estão atualmente em construção ou já concluídas cerca de 65 novas áreas de estacionamento seguras.
O objetivo para 2040
A visão da Comissão Europeia é clara: até 2040, pretende-se que exista uma rede europeia de parques de estacionamento segura, sustentável e bem distribuída, que respeite o trabalho dos profissionais da estrada e reforce a segurança rodoviária em todo o território europeu.
“Os motoristas profissionais são a espinha dorsal do sistema de transporte rodoviário europeu. Merecem locais seguros para descansar”, sublinhou Apostolos Tzitzikostas, Comissário Europeu para os Transportes Sustentáveis e Turismo.