Designam-se por veículos ligeiros de mercadorias os veículos com peso bruto máximo inferior a 3,5 t.

Dados do novo relatório publicado pelo Observatório Europeu de Segurança Rodoviária (ERSO) mostram evoluções nos dados da sinistralidade relacionada com veículos ligeiros de mercadorias.

Em 2019, apenas 4% de todas as mortes nas estradas da União Europeia a 27 eram ocupantes de ligeiros de mercadorias. Entre 2010 e 2019, o número de feridos graves neste meio de transporte diminuiu 32%, enquanto o número total de feridos graves diminuiu apenas 9%.

Infelizmente, nem todos os países da UE experienciaram este declínio. A proporção de vítimas mortais em acidentes com estes tipo de veículos continua a ser bastante elevada em Portugal e na Roménia.

De todos os acidentes envolvendo um veículo ligeiro de mercadorias, a maioria das vítimas foram os próprios ocupantes desse veículo e os ocupantes de veículos ligeiros de passageiros (ambos 32%), seguidos por peões (19%), motociclistas (10%) e ciclistas (6%).

Tais números revelam que a proporção de utentes vulneráveis ​​das estradas mortos em acidentes que envolvem ligeiros de mercadorias é semelhante aos números de acidentes com veículos ligeiros de passageiros.

A distribuição da sinistralidade rodoviária associada a veículos ligeiros de mercadorias durante a semana difere da distribuição de todas as mortes de utentes da estrada. 68% de todas as mortes em acidentes com veículos ligeiros de mercadorias, em 2019, ocorreram durante a semana de trabalho (contra 56% no geral). Verifica-se ainda um grande pico durante as noites do fim de semana e durante a manhã e a noite durante a semana.

Em 2019, apenas 4% de todas as mortes nas estradas da União Europeia a 27 eram ocupantes de ligeiros de mercadorias.

O local e as circunstâncias do acidente também desempenham um papel importante. A relação de vítimas mortais de ligeiros de mercadorias em estradas fora das localidades, e especialmente em autoestradas, é maior em comparação com a totalidade das mortes, enquanto que a proporção de mortos em estradas dentro das localidades é menor. De salientar ainda que o estado do piso e as condições atmosféricas adversas são fatores que influenciam a sinistralidade associada a este tipo de veículos.