Tornozelos e costelas partidas. Fraturas faciais e lesões cerebrais. Estas são algumas das lesões comuns que levaram os médicos da capital finlandesa, Helsínquia, a pedir a proibição de trotinetas elétricas no início deste verão, depois de verificarem que estes veículos elétricos estavam envolvidos num número crescente de internamentos associados ao consumo de álcool nas urgências.

Agora, as trotinetas partilhadas operadas por diversas empresas estarão sujeitas a um limite de velocidade de 15 quilómetros por hora, da meia-noite às 5h em Helsínquia, sete dias por semana, anunciou o Ministério dos Transportes da Finlândia.

Trotinetas partilhadas estarão sujeitas a um limite de velocidade de 15 quilómetros por hora

As trotinetas em Helsínquia também podem ver uma proibição temporária efetiva nos fins de semana, com o ministro dos Transportes da Finlândia, Timo Harakka, dizendo que todas as partes procurariam maneiras de “tornar as trotinetes temporariamente indisponíveis” nas próximas semanas.

Algumas destas empresas também reduziriam a velocidade máxima geral dos seus veículos e afastariam ativamente o fornecimento de e-scooters dos hotspots da vida noturna de fim de semana, disse o ministério após uma reunião com as empresas.

No início deste verão, os médicos de Helsínquia exigiram uma proibição noturna de aluguer de trotinetas, depois de descobrirem que a maioria dos ferimentos eram relacionados ao álcool e ocorria nas noites de sexta-feira e sábado.

Os médicos querem uma proibição

Arja Kobylin, médica de emergência do Distrito Hospitalar de Helsínquia e Uusimaa (HUS), que cobre a capital finlandesa, disse que “não estava satisfeita” com o resultado da reunião do Ministério dos Transportes com os operadores de trotinetas, uma vez que uma proibição concreta não foi colocada em prática.

“Eu ainda gostaria de ver uma proibição porque a maioria dos acidentes realmente acontecem durante a noite nos fins de semana”, constatou.

De acordo com Kobylin, o hospital Meilahti da HUS foi forçado a contratar um médico de emergência adicional neste verão, pois as lesões relacionadas às trotinetas colocaram um fardo adicional na equipa médica do fim de semana.

“Estes ferimentos são muito mais graves do que ferimentos de bicicleta”, afirmou a médica.

“Quando as pessoas caem de trotineta, batem com a cabeça. As lesões cerebrais podem ser muito graves”, salienta.

Os ferimentos são muito mais graves do que ferimentos de bicicleta, afirmam os médicos.

Proibição das trotinetas “excessiva”

“O número de acidentes não diminuiu conforme desejado e estamos cientes de que este tipo de acidentes sobrecarregam em demasia os cuidados de saúde.

Deve-se notar, no entanto, que uma proibição categórica de alguma forma de mobilidade poderia ser uma medida muito rigorosa. Em vez de uma proibição categórica, devemos considerar uma supervisão mais eficaz, soluções técnicas e outras possíveis restrições”, afirmou o ministro dos Transportes Harakka.

As autoridades da Noruega, vizinha nórdica da Finlândia, tomaram uma abordagem mais agressiva no início deste ano. Em julho, uma proibição do aluguer noturno de trotinetas foi anunciada na capital norueguesa depois de os médicos do Hospital Universitário de Oslo (OUS) levantarem o alarme.

“Provavelmente não temos uma única atividade no momento que seja a causa de tantos ferimentos quanto as trotinetas elétricas”, disse o médico-chefe da OUS, Henrik Siverts.

Compromisso apoiado pela indústria

Em contrapartida, as medidas anunciadas pelo Ministério dos Transportes da Finlândia apresentam várias soluções potenciais levantadas pelas empresas que disponibilizam o serviço de trotinetas partilhadas.

Estes incluem a extensão do novo limite de velocidade para cobrir toda a cidade sete dias por semana, mover fisicamente os veículos para longe de hotspots da vida noturna e implementar correções no aplicativo como um “modo iniciante” obrigatório e lento e um verificador de tempo de reação.

“Queremos alertar os nossos utentes que é muito importante que entendam que álcool e trotinetas não são uma boa combinação, nunca deve circular enquanto estiver embriagado”, apelam as empresas enfatizando que conduzir sob efeito do álcool é contra os termos de serviço destas empresas.

“Propomos uma limitação do fornecimento de e-scooters nestas áreas. Não bloqueando o serviço, mas reequilibrando ativamente as trotinetas“.

Algumas das empresas responsáveis pela disponibilização dos veículos afirmaram que gostariam de ver mudanças legislativas e um aumento da fiscalização que tornariam os riscos de conduzir trotinetas elétricas sob efeito do álcool mais claros para os utentes.

Números de acidentes caem

Ambas as empresas também disseram que o número de acidentes em Helsínquia já apresentava reduções após a aplicação de novos limites de velocidade das trotinetas ao fim de semana.

“A redução dos limites de velocidade está em vigor há 6 fins de semana e parece que a quantidade de acidentes e a gravidade dos ferimentos diminuiu ligeiramente”, disse Bürkland.

O médico Kobylin do HUS confirmou que o número de acidentes havia decaído nas últimas semanas, mas disse que os limites de velocidade podem não ser o único fator.

“Eu acho que é principalmente porque o tempo está cada vez mais frio e talvez as pessoas estejam mais conscientes dos riscos de conduzir sob efeito do álcool, graças à atenção dos media. Não verificámos uma diminuição nos acidentes por várias semanas após limitarem as velocidades”, disse ela.

“Não estou satisfeito com a conclusão da reunião que tiveram. Parece que temos que esperar pelo próximo verão e ver o aumento do número de acidentes com trotinetas nas nossas urgências”.