Uma iniciativa na Alemanha para pressionar os governos locais a estabelecer limites de 30 km/h inscreveu a sua 100ª cidade.

A campanha “ Lebenswerte Städte durch angemessene Geschwindigkeiten ”, que pode ser traduzida como “Cidades habitáveis ​​precisam de velocidades razoáveis”, solicita ao governo federal que mude a lei para permitir que as autoridades locais introduzam limites de velocidade de 30 km/h mais facilmente. O código da estrada atual estabelece limites aos poderes das autoridades locais e só permite que os limites de velocidade sejam alterados quando são demonstrados perigos específicos, e apenas para determinados troços da estrada, não para zonas inteiras.

A iniciativa foi lançada em julho de 2021 pelas cidades de Aachen, Augsburg, Freiburg, Hanover, Leipzig, Münster e Ulm. Berlim, a capital alemã, é uma das últimas a juntar-se.

“O rápido crescimento da iniciativa e o seu caráter apartidário mostram a urgência do assunto… trata-se da qualidade de vida nas nossas cidades e não de ideologia política do transporte”, disse Thomas Dieberg, presidente da câmara de Leipzig e porta-voz da iniciativa.

Frauke Burgdorff, responsável pelo planeamento urbano da cidade de Aachen e também porta-voz da iniciativa na cidade, comentou: “Velocidades mais baixas… podem contribuir significativamente para alcançar objetivos do planeamento urbano, tráfego e meio ambiente…