A Agência Internacional da Energia e a Comissão Europeia delinearam uma série de medidas simples que as pessoas podem tomar para reduzir o uso de energia e economizar dinheiro, e isso economizaria combustível suficiente para encher 120 superpetroleiros e gás natural suficiente para aquecer quase 20 milhões de casas se adotado por todos os cidadãos da UE. As medidas incluem a sugestão de reduzir a velocidade das autoestradas e caminhar e andar de bicicleta ou usar transporte público como alternativas ao automóvel nas áreas urbanas.

As ações, projetadas para ajudar a Ucrânia cortando a dependência da UE do combustível russo, e também para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, foram apresentadas e discutidas pelo diretor executivo da AIE Fatih Birol e pelo diretor-geral da Comissão Europeia para Energia Ditte Juul Jørgensen durante uma transmissão ao vivo evento virtual no início deste mês.

Este anúncio vem antes da adoção prevista para maio de um plano de ação sobre o uso de energia como acompanhamento da comunicação RePowerEU publicada em março. É esperada uma estratégia que inclua ações sobre os limites de velocidade.

Ao seguir todas as recomendações do plano, o agregado familiar típico da UE poderia poupar, em média, cerca de 500 euros por ano, embora os valores variem consoante a dimensão do agregado familiar, localização e acesso a transportes públicos. Se todos os cidadãos da UE seguissem as recomendações em casa e no local de trabalho, economizariam 220 milhões de barris de petróleo por ano e cerca de 17 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

De acordo com as descobertas do plano, diminuir o termostato em apenas 1 ° C economizaria cerca de 7% da energia usada para aquecimento, enquanto a configuração de um ar condicionado 1 ° C mais quente poderia reduzir a quantidade de eletricidade usada em até 10%. Com uma viagem média de ida de carro na UE de 15 quilómetros, trabalhar em casa três dias por semana pode reduzir as contas domésticas de combustível em cerca de € 35 por mês, mesmo levando em consideração o aumento do uso de energia em casa. Dado que o automóvel médio na UE percorre cerca de 13 000 quilómetros por ano, a redução da velocidade nas autoestradas em 10 quilómetros por hora poderia reduzir as contas de combustível em cerca de 60 euros por ano.

O ETSC saudou as medidas sugeridas, que também ajudariam a melhorar a segurança rodoviária, reduzindo a velocidade das autoestradas, eliminando viagens desnecessárias e optando por modos suaves que representam menos riscos para os outros utentes da estrada, como circular a pé, de bicicleta ou de transporte público.

O anúncio seguiu a publicação de uma carta aberta do ETSC e outras organizações sobre a redução dos limites de velocidade na Europa no jornal Financial Times , e uma carta enviada diretamente aos comissários europeus responsáveis ​​pelas alterações climáticas e energia no início deste mês pedindo uma recomendação da UE aos Estados-Membro sobre a introdução de uma redução dos limites de velocidade para ligeiros e pesados de passageiros e mercadorias . Para as autoestradas, o ETSC e outras organizações exigem que o limite seja de 100 km/h para veículos ligeiros de passageiros e mercadorias e com um máximo de 80 km/h para veículos pesados. Em zonas fora das localidades, um limite máximo de 80 km/h seria o apropriado. 30 km/h deve ser o padrão nas áreas urbanas onde os veículos motorizados coexistem com peões e ciclistas.

O Parlamento Europeu também pediu recomendações sobre os limites de velocidade da Comissão Europeia, no seu relatório de 6 de outubro de 2021.